Com emoção no fim, o Cruzeiro venceu o Flamengo por 2 a 1, neste domingo (4), e se manteve na quarta posição na Série A do Campeonato Brasileiro. Em fase iluminada, Kaio Jorge abriu o placar no Mineirão, em Belo Horizonte. Depois, Arrascaeta empatou a partida, mas o Gabigol fez valer a ‘lei do ex’ e voltou a colocar o time celeste à frente no placar.
Com o resultado, o Cruzeiro se manteve na quarta colocação e chegou aos 13 pontos, a três do líder Palmeiras, com 16. O Flamengo, por outro lado, desceu uma posição na tabela. O Rubro-Negro Carioca se manteve com 16 pontos e caiu da segunda para a primeira colocação.
Próximos confrontos
Sem muito tempo para descanso, o Cruzeiro volta a campo nesta quarta-feira (7), às 18h30 (de Brasília), quando enfrenta o Mushuc Runa-EQU no Estádio Olímpico de Riobamba, pela Copa Sul-Americana. Pelo Brasileiro, o time celeste enfrenta o Sport no próximo domingo (11), às 16h (de Brasília), na Ilha do Retiro, em Recife.
Já o Flamengo viaja para jogar contra o Central Córdoba, às 21h30 (de Brasília) desta quarta (7), no Estádio Único Madre de Ciudade, em Santiago del Estero, na Argentina. No Brasileiro, o rubro-negro enfrenta o Bahia no próximo sábado (10), às 21h (de Brasília), no Maracanã, no Rio de Janeiro.
Reencontro de Gabigol
Um dos maiores ídolos da história do Flamengo, Gabigol reencontrou o time em que fez história nos últimos seis anos. O atacante foi provocado antes mesmo da bola rola, ao entrar para o aquecimento. Com bola rolando, ele veio do banco de reservas aos 43 minutos para dar a vitória do Cruzeiro.
O jogo
Escalação
O técnico Leonardo Jardim optou pela volta do meia Matheus Pereira ao time titular e deixou Gabigol no banco de reservas. O lateral-direito Fagner, o volante Lucas Silva e o atacante Wanderson também retornaram ao time. Já do lado rubro-negro, FIlipe Luís entrou em campo com força máxima.
Primeiro tempo
O Flamengo começou com as ações do jogo, mas foi o Cruzeiro que abriu o placar. Aos 14 minutos, o volante Lucas Romero roubou a bola e acionou Kaio Jorge. Iluminado, o atacante partiu para o mano a mano com a defesa rubro-negra, tirou o zagueiro Léo Pereira da jogada e bateu forte, rasteiro: 1 a 0.
Como se não bastasse o golaço de Kaio Jorge, Cássio fez o Mineirão vir a baixo com grandes defesas. Aos 17 minutos, o goleiro fez grande defesa em cabeceio do zagueiro Léo Ortiz. Pouco depois, ele evitou o gol do centroavante Pedro em dividida na área. Não à toa, a torcida cruzeirense gritou o nome do jogador na sequência.
Com o Flamengo em cima, o Cruzeiro buscava explorar contra-ataques com Kaio Jorge. Aos 31 minutos, o centroavante foi novamente acionado no mano a mano com a defesa adversária. O camisa 19 conduziu, driblou e finalizou com efeito. A bola ainda resvalou em Rossi antes de explodir o travessão.
Pouco depois, o Cruzeiro sofreu com a ‘lei do ex’. Aos 43 minutos, Cebolinha entrou Gerson na área. O meio-campista rolou para o meia Giorgian de Arrascaeta, bicampeão da Copa do Brasil com a camisa celeste. O uruguaio do Flamengo finalizou de primeira, no ângulo, para empatar o duelo no Mineirão: 1 a 1.
Segundo tempo
Assim como na etapa inicial, o duelo se manteve aberto no segundo tempo, com ambas as equipes propondo o jogo. A primeira grande chance veio aos 11 minutos. Gerson ganhou dividida na área do Cruzeiro e encontrou Pedro em condições de finalizar. De frente para o gol, o centroavante finalizou fraco, nas mãos de Cássio.
Pouco depois foi a vez dos mandantes atacarem. Em novo contra-ataque, aos 13 minutos, Wanderson encontrou Matheus Pereira dentro da área, que foi travado por Léo Pereira em corte primordial. Aos 23 minutos, o camisa 10 teve nova chance, em sem-pulo, mas Rossi fez a defesa em dois tempos.
Cruzeiro 2 x 1 Flamengo
Cruzeiro
Cássio; Fagner, Fabrício Bruno, Lucas Villalba e Kaiki; Romero, Lucas Silva, Christian e Matheus Pereira (Gabigol); Wanderson (Eduardo) e Kaio Jorge. Técnico: Leonardo Jardim.
Flamengo
Rossi; Wesley (Varela), Léo Ortiz, Léo Pereira e Alex Sandro; Erick Pulgar, De la Cruz e Arrascaeta (Juninho); Gerson (Luiz Araújo), Cebolinha (Bruno Henrique) e Pedro (Michael). Técnico: Filipe Luís.
Gols
Kaio Jorge (14min do 1T), para o Cruzeiro; e Giorgian de Arrascaeta (43min do 1T), para o Flamengo.
Cartões amarelos
Lucas Romero (39min do 1T) e Christian (16min do 2T), para o Cruzeiro.
Motivo: 7ª rodada da Série A do Campeonato Brasileiro
Data e horário: domingo, 4 de maio de 2025, às 18h30 (de Brasília)
Local: estádio Mineirão, em Belo Horizonte
Público: 52.792
Renda: R$ 3.079.743,00
Arbitragem: Wilton Pereira Sampaio (GO)
Auxiliares: Bruno Raphael Pires (GO) e Maira Mastella Moreira (RS)
VAR: Wagner Reway (ES)
Fonte: Itatiaia