Fóssil de ninho com ovos de mais de 80 milhões de anos é encontrado em obra de rodovia no interior de MG

Um fóssil de um ninho com cinco ovos foi descoberto em um canteiro de obras no Trevão de Monte Alegre de Minas, próximo ao entroncamento da BR-365 com a BR-153. Segundo a concessionária Ecovias do Cerrado, responsável pelo trecho, pesquisadores apontaram que os ovos têm cerca de 80 milhões de anos e podem ser de aves, crocodilianos ou até de dinossauros de pequeno porte.

O fóssil foi descoberto em outubro de 2022 pelo pesquisador em Paleontologia Paulo Macedo, da empresa Geopac Consultoria Ambiental, contratada pela concessionária para desenvolvimento de pesquisas na área. Os ovos têm forma e tamanho similares ao de uma galinha, porém mais pontudos.

É uma coisa inédita até para mim, que já tive várias escavações no país inteiro. Para mim, é uma descoberta de grande relevância”, disse Macedo em entrevista à TV Integração.

O ninho estava imerso em rochas sedimentares denominadas arenitos, com baixo teor de argila. Segundo as primeiras análises, eles foram postos, possivelmente, às margens de um rio que drenava a região, em um ambiente totalmente distinto do cerrado que encontramos hoje.

“A maior parte da nossa concessão, que engloba as BRs 364 e 365, passa pelo Triângulo Mineiro, um território muito rico em material paleontológico. É por essa razão que a Ecovias do Cerrado fez parcerias com empresas e universidades para o desenvolvimento de pesquisas em áreas próximas a nossas obras”, afirmou a coordenadora de Sustentabilidade da Ecovias do Cerrado, Daniela Almeida.

O fóssil foi depositado no Laboratório de Paleontologia da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) do campus de Ituiutaba (MG). Agora, a entidade vai desenvolver estudos para análise, caracterização e detalhamento do fóssil.

Fonte:G1

LEIA TAMBÉM