Um foco de incêndio foi registrado na noite desta quinta-feira (07/09) em uma área de mata, na saída para o chacreamento Entre Serras, próximo ao Bairro Andorinhas, em Presidente Olegário.
A Prefeitura de Presidente Olegário confirmou que as chamas atingiram uma área de mata e, que o fogo foi controlado por funcionários da prefeitura, usando um caminhão pipa. Um vídeo foi enviado a redação do portal PO Notícias.
Confira as dicas do Corpo de Bombeiros para evitar grandes incêndios:
1 Como evitar que incêndios iniciem em suas propriedades:
-não queimar lixo na área rural.
-não realizar limpeza de áreas utilizando fogo,
-não soltar fogos de artifício,
-não fazer fogueiras durante acampamentos.
-cuidar para que os fios das linhas de transmissão da rede elétrica estejam afastados entre si e também afastados de galhos de árvores para evitar curto circuitos. (caso haja algum problema na linha de transmissão, não mexa. Avise a concessionária de energia elétrica para demais providências)
As fagulhas do fogo ou do curto circuito acabam alcançando áreas de capim seco e o fogo propaga-se rapidamente, tornando-se um incêndio muitas vezes de grandes proporções.
2 Como evitar ou dificultar a propagação de incêndios vindos da faixa de domínio da rodovia ou de outras propriedades para a sua propriedade:
– Construção de aceiros juntos às cercas de divisas com as faixas de domínio e também junto às cercas de divisas das propriedades;
– Construção de aceiros junto às reservas, lavouras de grãos e às plantações de eucalipto, cana, café, etc.
– promover a limpeza dos quintais, pomares e das áreas em torno das residências, galpões, garagens, currais, etc, removendo o capim e mato que porventura tenham crescido no local e que são os grandes responsáveis por propagar o incêndios até estes locais;
3 como se preparar para o caso de os incêndios atingirem a propriedade:
-deixar equipamentos agrícolas e rurais como tratores com grade, caminhões ou caminhonetes que transportam água, bombas costais, enxadas, entre outros equipamentos disponíveis em locais seguros e protegidos porém de fácil acesso e em condições de uso.
-deixar o pessoal como funcionários ou moradores do local, preparados para um possível incêndio. Os adultos saudáveis e que tenham algum conhecimento para operar os equipamentos agrícolas e ou combater um princípio de incêndio podem atuar desde que não atuem sozinhos sendo necessário pelo menos dois trabalhando juntos e não se exponham a riscos desnecessários.
-crianças, idosos e pessoas que não tenham condições físicas ou técnicas não devem de maneira nenhuma realizar combate a incêndio em vegetação dado o grande risco e o grande desgaste físico que o trabalho impõe, podendo tornarem-se vítimas de ferimentos ou de morte.