O animal foi encontrado na tarde desta terça-feira (17) na estrada de Alagoas, município de Patos de Minas, próximo onde está sendo construído o frigorífico. O animal estava caído com um grande ferimento na cabeça, indicando que ele teria sido atropelado.
Familiares voltavam do sítio quando viram o animal, com cerca de 50 centímetros, caído ao solo. Eles pararam no local e registraram a foto. A suspeita é de que o filhote tenha sido atropelado pouco antes. “Somente a cabeça apresentava ferimento”, disseram. Moradores já relataram a presença jaguatiricas na região.
De acordo com o ICMBIO, a jaguatirica é um felino de porte médio e com pelagem espessa, de coloração amarelo-dourada com rosetas escuras dispostas principalmente nas laterais do corpo. No dorso, as rosetas se fundem formando listras que vão do topo dos olhos à base da cauda.
O animal pode chegar a 1,45 metro e pesar quase 19 kg. Ele se alimenta de pequenos e médios mamíferos, como ratos, camundongos, pacas, cutias, tatu, macacos, ungulados e aves, répteis, peixes, moluscos e crustáceos aquáticos.