A Governo de MInas Gerais deu o pontapé inicial para o ano letivo de 2024 em toda a rede estadual de ensino. Nesta segunda-feira (5/2) todas as 3.425 escolas da rede estadual de ensino e os cerca de 1,6 milhão de estudantes foram acolhidos em suas unidades escolares em todo estado.
O secretário de Estado de Educação, Igor de Alvarenga, e o comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG), coronel Erlon Dias do Nascimento Botelho, participaram do início das atividades e acompanharam a recepção dos estudantes no primeiro dia de aula na Escola Estadual Princesa Isabel, em Belo Horizonte. A unidade de ensino faz parte da gestão compartilhada das escolas cívico-militares em parceria com o CBMMG, modelo já anunciado pelo Governo de Minas anteriormente.
O secretário Igor de Alvarenga destacou que as escolas estaduais estão preparadas para os 200 dias de aulas que estão por vir. “O ano letivo foi preparado com muito cuidado e espero que os estudantes tenham muito aprendizado e oportunidades ao longo de 2024. Durante as férias, enviamos um documento para checklist de manutenção das escolas, em seguida o Guia de Ações para o Fortalecimento das Aprendizagens, que trouxe as habilidades e competências pedagógicas a serem desenvolvidas ao longo do ano”, pontuou.
Já o comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar destaca a novidade do modelo cívico-militar com a corporação. “O Corpo de Bombeiros assume essa responsabilidade de trazer, além do que já estava sendo feito, projetos diversos, momentos cívicos e também o conhecimento do bombeiro militar sobre prevenção, autocuidado e proteção que no dia a dia vai ser de muita valia para os estudantes e até mesmo suas famílias”, enfatiza o coronel Erlon.
As autoridades visitaram as instalações da escola como as salas de aula, cantina e refeitório, biblioteca e demais áreas de convivência e estudos dos estudantes. Durante a visita, o Igor conversou com os alunos sobre as novidades para o novo ano de estudos e a alegria de retomar as aulas.
Volta à rotina
A estudante Alessandra de Oliveira dos Santos, de 17 anos, está ingressando no 3° ano do ensino médio e contou sobre a animação de voltar a estudar. “Eu gosto de conversar com meus amigos na escola e tem muitas matérias que eu gosto também, que me deixam muito animada. A nossa escola tem esse modelo cívico-militar que eu acho interessante, sinto mais organização, a forma que a gente se apresenta também é legal.”
Kauan Pereira, também aluno do 3º ano do ensino médio, está empolgado para o seu último ano escolar e com as perspectivas para o futuro. “Estou muito ansioso para o último ano, porque vai terminar a jornada que tive na escola. Eu vou partir para um novo rumo na vida, fazer uma faculdade, correr atrás do meu futuro e ser alguém na vida.”
Ainda nos anos iniciais, Sarah Emanuelle Ferreira, de 12 anos, regressa agora para o 7° ano do ensino fundamental e conta que estava na expectativa pela volta às aulas. “Estou muito feliz de voltar pra escola, eu gosto daqui, dos professores e da forma que as atividades são oferecidas. É bom estar de volta.”
Novidades para a educação em 2024
A fim de aprimorar ainda mais o ensino e toda a estrutura escolar, oferecendo melhores condições educacionais para alunos, professores e todos os envolvidos na comunidade escolar em 2024, o Governo de Minas, por meio da SEE/MG, planejou diversas iniciativas distintas a serem aplicadas ao longo do ano letivo.
Dentre as ações, o Plano de Recomposição das Aprendizagens (PRA) será aprimorado para acompanhar e monitorar todas as ações de fortalecimento das aprendizagens, considerando os três eixos estruturantes do plano: evasão; recomposição das aprendizagens e o trabalho de competências socioemocionais.
Além disso, um projeto socioemocional será implementado e tem como objetivo o acompanhamento de ações para a melhoria do clima escolar, do convívio entre estudantes e principalmente na prevenção do bullying e de violências dentro da escola.
“Iremos efetivamente mapear as escolas para diagnosticarmos como estão as competências socioemocionais dos nossos estudantes. Após isso, teremos especialistas treinados para lidar e desenvolver projetos nas unidades escolares que vão trabalhar a convivência democrática, a autorregulação, o respeito às diferenças e o combate ao bullying”, reforça o Secretário de Estado de Educação, Igor de Alvarenga.
Por meio do Projeto Estratégico de incentivo à Leitura e Escrita, a SEE/MG vai implantar ainda uma série de ações com foco no desenvolvimento das habilidades de leitura e escrita com todos os estudantes. Serão investidos aproximadamente R$ 7 milhões nas bibliotecas das escolas da rede estadual de ensino e mais R$ 45 milhões em plataformas e aplicativos de leitura e atividades.
Para além disso, a secretaria ainda vai intensificar as atividades do Plano de Enfrentamento ao Abandono e à Evasão Escolar, composto por três frentes, sendo elas a Busca Ativa, com o objetivo de regularizar a frequência do estudante o, Diário Escolar Digital, cujo preenchimento pelos professores e especialistas é essencial para a identificação dos casos de infrequência, evasão e abandono escolar e Intervenção Pedagógica, que são ações com intuito de regularizar o aproveitamento do estudante.
Calendário 2024
Em novembro de 2023 a SEE/MG divulgou o calendário escolar para o ano letivo de 2024. O documento é fundamental para nortear as ações de todos os agentes escolares no estado e traz a programação das principais atividades pedagógicas a serem realizadas pelas unidades de ensino, como dias letivos, organização dos bimestres, períodos de conselho de classe, reunião de pais, datas comemorativas, férias escolares, entre outros.
O calendário lista algumas datas importantes para os estudantes e toda comunidade escolar, tais como o início das aulas nesta segunda-feira (5/2), bem como o recesso escolar ao fim do primeiro semestre, que tem previsão para ocorrer entre os dias 22/7 até dia 2/8. O recesso de outubro ocorre entre os dias 14 e 18. Já o término do ano letivo está previsto no documento para dia 16/12.
Para consultar o Calendário Escolar de 2024, clique neste link.
Escolas cívico-militares
Outra novidade para 2024, anunciada em janeiro pelo Governo de Minas, foi a implementação da Política Educacional de Gestão Compartilhada das Escolas Cívico-Militares (Ecim), em parceria com o CBMMG.
O novo modelo pedagógico considera o Currículo Referência de Minas Gerais (CRMG) como base e mantém estrutura e funcionamento já estabelecidos por meio da Resolução SEE nº 4948/2024, que dispõe sobre a organização e o funcionamento do ensino nas escolas estaduais de Educação Básica. Os bombeiros integram o ambiente escolar com a missão de atuar no apoio à gestão por meio dos valores dos CBMMG reconhecidos pela sociedade mineira ao longo da história do estado.
Serão nove escolas a integrarem o modelo cívico-militar em Belo Horizonte e Região Metropolitana, Sul, Campo das Vertentes e Zona da Mata Mineira, abrangendo cerca de 5,9 mil matrículas da rede estadual de ensino.
O secretário Igor de Alvarenga reforça que o modelo vem fortalecer ainda mais as ações educacionais no estado. “A parceria da Secretaria de Estado de Educação com o Corpo de Bombeiros já vem ocorrendo há um tempo e agora essa parceria está dentro das escolas com uma gestão compartilhada e, junto com a direção, faremos o melhor atendimento aos ajudantes. De acordo com a disponibilidade do Corpo de Bombeiros de Minas, é possível que façamos a ampliação do modelo”, comenta.