O Cruzeiro estreou com vitória na Série A do Campeonato Brasileiro de 2025. Neste sábado (29), o time celeste bateu o estreante na Primeira Divisão, o Mirassol, por 2 a 1, no Mineirão, na primeira rodada. Mais de 40 mil cruzeirenses comemoraram o triunfo da equipe de Leonardo Jardim, no Gigante da Pampulha.
Os gols do Cruzeiro foram marcados por Dudu e Gabigol. Lucas Ramon descontou para o Mirassol. Todos os gols da partida foram marcados no primeiro tempo.
Próximo jogo
O Cruzeiro agora volta suas atenções para a Copa Sul-Americana. A equipe celeste enfrenta o Unión de Santa Fe nesta terça-feira (1º), às 19h (de Brasília), no estádio 15 de Abril, em Santa Fe, na Argentina.
O Mirassol receberá o Fortaleza, no dia 6 de abril (domingo), às 18h30 (de Brasília), no estádio José Maria de Campos Maia, o Maião, na cidade de Mirassol, no interior de São Paulo.
O jogo
O técnico Leonardo Jardim precisou fazer mudanças importantes antes de a partida começar. O zagueiro Jonathan Jesus, por causa de um quadro viral, ficou fora até do banco de reservas.
Villalba, que havia entrado no time titular no amistoso com o Bragantino, na semana passada, acabou ficando na reserva. Kaiki foi o dono da lateral-esquerda.
Gols do Cruzeiro
O Cruzeiro voltou a jogar uma partida oficial após 35 dias desde que havia sido eliminado no Campeonato Mineiro. O time mostrou bom encaixe no gramado e precisou de 13 minutos para abrir o placar. O atacante Dudu fez o primeiro gol do time de Leonardo Jardim na Série A do Brasileiro de 2025.
Dudu marca
O camisa 7 contou com belo cruzamento de William, lateral que estava sendo contestado pelo torcedor, mas voltou a fazer bom jogo pelo Cruzeiro.
O gol deu confiança ao Cruzeiro, que seguiu pressionando o Mirassol. Enquanto a equipe celeste ia ao ataque, o time paulista conseguia algumas tentativas de contra-ataque.
Teve gol do Gabigol
Aos 21 minutos, Gabigol ampliou, após belíssimo lançamento de William.
Cássio defende pênalti
A atuação do Cruzeiro era boa, apesar dos espaços dados ao adversário no meio-campo. Cássio mostrou arrojo e impediu um gol do Mirassol, após defender pênalti de Reinaldo.
O Mirassol, apesar de novato na Elite do futebol brasileiro, seguia com suas tentativas de contra-ataque. E no fim do primeiro tempo fez o seu gol com o lateral Lucas Ramon.
No segundo tempo, o jogo seguiu aberto. O Cruzeiro atacava e era atacado pelo Mirassol. O clube paulista gostou bastante dos primeiros minutos da etapa final e levou perigo. Cássio trabalhou bem e impediu chances claras do adversário.
Chá de revelação antes do jogo
De forma curiosa, um casal de cruzeirenses conheceu o sexo do filho no telão do Mineirão.
Antes de a bola rolar para Cruzeiro x Mirassol, João Paulo e Thaís Garcia descobriram, após contagem regressiva no telão do Gigante da Pampulha, que aguardam o nascimento de uma menina. Dessa forma, Thaís dará luz à pequena Luiza.
Homenagem ao prefeito Fuad Noman
O Cruzeiro homenageou Fuad Noman, prefeito de Belo Horizonte, que morreu na última quinta-feira (26) aos 77 anos. Uma imagem do político foi exibida no Mineirão. Antes do jogo foi respeitado um minuto de silêncio em homenagem póstuma ao prefeito.
Cronologia do jogo
Aos 13 minutos do primeiro tempo, Dudu abriu o placar para o Cruzeiro. O time celeste trocou passes até a bola chegar em William. O lateral-direito fez belo cruzamento e o camisa 7, praticamente livre, empurrou para o fundo das redes de Muralha: 1 a 0.
Aos 21 minutos do primeiro tempo, Gabigol ampliou o marcador. Mais uma vez, William apareceu e fez lindo lançamento. Gabigol pegou de primeira e marcou um lindo gol: 2 a 0.
Pênalti defendido por Cássio
Aos 41 minutos do primeiro tempo, o árbitro Alex Gomes Stefano marcou pênalti a favor do Mirassol. O zagueiro Gamarra, do Cruzeiro, derrubou o meia Danielzinho, do time paulista.
Aos 43 minutos, Reinaldo fez a cobrança de pênalti, e Cássio voou no canto direito para defender.
Aos 47 minutos do primeiro tempo, o Mirassol diminuiu. Clayson ficou com a sobra, limpou a marcação e levantou a bola no meio da área. O lateral Lucas Ramon subiu no segundo andar para marcar o primeiro do Leão: 2 a 1.
Cruzeiro 2 x 1 Mirassol
Cruzeiro
Cássio; William, Gamarra, Fabrício Bruno e Kaiki; Walace (Lucas Romero), Matheus Henrique e Dudu (Marquinhos); Wanderson (Lucas Silva), Kaio Jorge (Matheus Pereira) e Gabigol (Bolasie). Técnico: Leonardo Jardim.
Mirassol
Alex Muralha; Lucas Ramon, Jemmes, João Victor e Reinaldo; Neto Moura (José Aldo), Danielzinho, Chico Kim (Davó), Maceió (Edson Carioca), Iury Castilho (Fabrício Daniel), Clayson (Luiz Felipe). Técnico: Rafael Guanaes.
Motivo: 1ª rodada do Campeonato Brasileiro
Data e horário: 29 de março (sábado) de 2025, às 18h30 (de Brasília)
Local: Estádio Mineirão, em Belo Horizonte (MG)
Árbitro: Alex Gomes Stefano (RJ)
Assistentes: Rodrigo Figueiredo H. Correa (RJ) e Carlos Henrique A. de L. Filho
Árbitro de vídeo: Rodrigo D Alonso Ferreira (SC)
Gols: Dudu (13min1ºT), Gabigol (21min1ºT), Lucas Ramon (47min1ºT)
Cartão amarelo: Walace, Matheus Henrique, Romero (CRU); Reinaldo, Edson Carioca (MIR)
Cartão vermelho: Não houve
Público: 40.837
Renda: R$ 2.089.452,00
Fonte: Itatiaia