Dolinas aparecem em Vazante após chuvas na região

Duas dolinas apareceram em Vazante, no Noroeste de Minas, desde a última semana. De acordo com a Prefeitura, uma delas tem aproximadamente 15 metros de diâmetro 20 metros de profundidade. No início do mês, uma cratera de cerca de 30 metros que se abriu em uma Fazenda próxima a Coromandel, também no Alto Paranaíba, e chamou a atenção de moradores.

De acordo com a Prefeitura, as dolinas apareceram na última sexta-feira (24) após chuvas na região. Ambas estão a 2 km do Centro de Vazante. Uma delas está localizada em uma estrada de acesso à portaria de uma empresa que explora a mineração de zinco no município. Já a outra está próxima ao Barranco do Rio Santa Catarina.

O geólogo e professor da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) Adriano dos Santos explicou que as dolinas aparecem por causa de uma dissolução de rochas calcárias, que são comuns naquela região.

Em um trecho do rio Santa Catarina de mais de 5 km, o rio secou devido ao surgimento de dezenas de dolinas de vários tamanhos.

Outros casos

Em Vazante, município de pouco mais de 20 mil habitantes, as crateras são comuns. Nossa reportagem tem acompanhado essa situação desde 2008 e alguns dos buracos chegaram a ter 25 metros de profundidade.

Em abril de 2013, uma casa desmoronou e a outra perdeu parte do muro em decorrência do surgimento de uma dolina. Em 2009, com o início de período de chuva, a Polícia Militar (PM) interditou uma área residencial que apresentava risco de desabamento devido às dolinas.

Fonte:G1

 

LEIA TAMBÉM