Documento informa superlotação no Hospital Regional e pedido de transferência de pacientes

Um ofício do Hospital Regional Antônio Dias em Patos de Minas mostra uma situação preocupante da unidade hospitalar. Não há vagas livres e pacientes se encontram nos corredores. No documento, as autoridades pedem que os pacientes sejam transferidos para outros hospitais da região e que não sejam encaminhadas mais pessoas para tratamento na unidade. Nossa reportagem flagrou transferência de recém-nascidos nesse domingo (23).

O documento foi enviado no sábado (22) a todas autoridades e órgãos da área da saúde de Patos de Minas. De acordo com o ofício, havia superlotação de pacientes com solicitação de vários recém-nascidos e ainda a presença de 5 pacientes no corredor da unidade. Um paciente estava retido no bloco cirúrgico. Ainda informava que estava com 100% de ocupação de leitos de UTI Neonatal e UTI Adulto e as 2 salas bloqueadas, sendo 1 sala cirúrgica e 1 sala Obstétrica com retenção de recém-nascido e paciente cirúrgico. “Assim sendo, o encaminhamento de mais pacientes poderá comprometer a assistência e a vida dos pacientes”, destaca.

O ofício ainda ressaltou as dificuldades enfrentadas no âmbito de acesso aos serviços especializados, sobretudo, naqueles onde não há pactuação na região de saúde onde o Hospital Regional está inserido, entretanto, reafirmou que, naquele momento, não tinha os recursos necessários (leitos UTI Neonatal e Adulto), para garantir segurança e melhora da sobrevida dos pacientes.

Sendo assim, o documento informou que foi acionado o Nível 3 do Plano de Capacidade Plena (Emergência), e solicitou que a Central de Regulação de Leitos promova esforços, para que em caráter de urgência, transfira os pacientes cadastrados no SUS Fácil para Unidade Hospitalar que disponha dos Serviços aos quais os pacientes necessitam, ou ainda, que procedam com as tratativas necessárias para a compra de leitos privados para o Sistema Único de Saúde (SUS) para estes pacientes cadastrados. “A permanência dos pacientes na Emergência, salas cirúrgicas e corredores impactam negativamente na assistência prestada pela Unidade”, concluiu.

Nossa reportagem entrou em contato com a Assessoria de Comunicação da FHEMIG- Fundação Hospitalar do Estado de Minas Gerais- que mantém o Hospital Regional Antônio Dias- HRAD- para saber se a situação foi resolvida e aguarda um posicionamento.

Fonte: Patos Hoje

LEIA TAMBÉM