Derrotado na Bolívia, Brasil termina Eliminatórias com pior campanha na história

OUVIR MATÉRIA
00:00
--:-- 🔊

Nas Eliminatórias para a Copa do Mundo de 2026, a Seleção Brasileira fez a pior campanha da história no formato de pontos corridos. Com a derrota por 1 a 0 para a Bolívia, o Brasil chegou a 28 pontos conquistados, com um aproveitamento de apenas 51%. Além disso, a 5ª colocação final também representa a pior posição já alcançada.

Esse formato passou a ser utilizado em 1996. Desde então, com 10 seleções em disputa de turno e returno, o Brasil nunca havia somado menos de 30 pontos. Antes desse desempenho, a pior campanha havia sido nas Eliminatórias para a Copa de 2002, quando, em meio a mudanças no comando técnico, a Seleção quase ficou de fora do Mundial e terminou com 31 pontos.

Brasil nas Eliminatórias para a Copa do Mundo de 2026

  • 19 jogos
  • 8 vitórias
  • 4 empates
  • 6 derrotas
  • 24 gols feitos
  • 17 gols sofridos

Todos desempenhos do Brasil nas eliminatórias em pontos corridos

  • 2002 – 30 pontos – 55,6 % de aproveitamento – 3º
  • 2006 – 34 pontos – 63,0 % de aproveitamento – 1º
  • 2010- 34 pontos 63,0 % de aproveitamento- 1º
  • 2018 – 41 pontos – 75,9 % de aproveitamento – 1º
  • 2022 – 45 pontos – 88,2 % de aproveitamento – 1º
  • 2026 (atual) – 28 pontos – 51% de aproveitamento – 5º

A trajetória do Brasil até a Copa do Mundo de 2026

Três treinadores comandaram a Seleção Brasileira. Fernando Diniz foi o comandante nos primeiros jogos do Brasil na qualificatória. Com um desempenho irregular, foi trocado em 2024. Dorival Júnior assumiu o comando. Após pouco mais de um ano de trabalho, poucas respostas em campo e nos resultados culminaram em mais uma demissão. Dorival caiu após uma acachapante derrota por 4 a 1 sofrida para a Argentina.

Para substituí-lo, Carlo Ancelotti foi contratado. Ele estreou com um empate contra o Equador, venceu o segundo contra o Paraguai e classificou o time à Copa do Mundo. Depois, venceu novamente o Chile. O último jogo do Brasil de Ancelotti nas eliminatórias foi uma derrota por 1 a 0 para a Bolívia.

Fonte: Itatiaia 

Publicidade
Publicidade

LEIA TAMBÉM

Publicidade