Patos de Minas confirmou a quarta morte por dengue em 2023. A informação foi divulgada no boletim epidemiológico desta quinta-feira (27/04). Nos quatro primeiros meses do ano foram 1.663 casos confirmados da doença.
Segundo a vigilância epidemiológica, somente no mês de abril foram 349 casos confirmados. Os dados são preocupantes e a população deve eliminar todo e qualquer foco de água parada. Até pacientes jovens estão se agravando. A dengue mata!
O Centro de Enfrentamento a Dengue funciona 24 horas, inclusive nos finais de semana. Quem apresentar sintomas deve se dirigir até a Rua Padre Antônio Dias, no bairro Jardim Céu Azul. O centro funciona num imóvel anexo ao 15º Batalhão de Polícia Militar.
Sintomas da dengue
Os principais sintomas da dengue são:
Febre alta, mais de 38°C.
Dor no corpo e articulações
Dor atrás dos olhos.
Mal estar.
Falta de apetite.
Dor de cabeça.
Manchas vermelhas no corpo.
No entanto, a infecção por dengue pode ser assintomática (sem sintomas). Normalmente, a primeira manifestação da dengue é a febre alta, de início abrupto, que geralmente dura de 2 a 7 dias, acompanhada de dor de cabeça, dores no corpo e articulações, além de prostração, fraqueza, dor atrás dos olhos, e manchas vermelhas na pele. Também podem acontecer erupções e coceira na pele.
Os sinais de alarme são assim chamados por sinalizarem o extravasamento de plasma e/ou hemorragias que podem levar o paciente a choque grave e óbito. A forma grave da doença inclui dor abdominal intensa e contínua, náuseas, vômitos persistentes e sangramento de mucosas.
Por Lélis Félix – Fonte: Patos Notícias /Foto: divulgação