Cruzeiro vence Goiás com gol de cria da base e se afasta do Z4 no Brasileiro

O encerramento da 35ª rodada trouxe alento ao Cruzeiro, que venceu o Goiás por 1 a 0, no Estádio da Serrinha, e conseguiu desafogar a pressão na luta contra o rebaixamento. A vitória saiu dos pés do garoto Robert, acionado pelo técnico Paulo Autuori no fim do segundo tempo. Com o resultado desta segunda-feira (27/11), o time ganhou quatro posições no Campeonato Brasileiro e saiu do Z4.

Paulo Autuori esteve à frente do Cruzeiro pela terceira vez nesta que é sua quarta passagem pelo clube. Sob o comando do treinador interino, a Raposa tem duas vitórias (Fortaleza e Goiás) e um empate (Vasco) no Brasileirão. O time celeste enfrenta Athletico Paranaense, Botafogo e Palmeiras até o fim da Série A, em 6 de dezembro.

Situações de Cruzeiro e Goiás no Campeonato Brasileiro

A vitória salvadora diante do Goiás fez o Cruzeiro chegar aos 44 pontos. Com essa pontuação, a Raposa saltou da 17ª para a 13ª posição e deixou Bahia, Vasco, Santos e Corinthians para trás na tabela de classificação.

O adversário do Cruzeiro na 36ª rodada é o Athletico Paranaense. Os times se enfrentam na quinta-feira, a partir das 20h, no Mineirão, em Belo Horizonte.

Se a situação celeste ainda não é 100% segura, a do Goiás é de desespero total. Virtualmente rebaixada, a equipe treinada por Mário Henrique está em 18º lugar, com 35 pontos. Os goianos voltam a campo contra o Grêmio, na quinta, às 19h, na Arena do Grêmio, em Porto Alegre.

Chances desperdiçadas e polêmica com VAR marcam o primeiro tempo

Com ataque reformulado por Autuori, o Cruzeiro ameaçou bastante o Goiás no começo da partida. Antes do relógio marcar dez minutos, o time celeste já havia chutado a gol com Mateus Vital e Wesley, que teve ótima chance de fora da área. Pouco depois, o camisa 11 voltou a incomodar o goleiro Tadeu, com chances de cabeça e pelo chão.

Os momentos iniciais do confronto deixaram o Cruzeiro em posição confortável. Pouco pressionada, a Raposa tinha espaço para criar chances e se aproximar do campo de defesa do Goiás, mas desperdiçou boas chances e passou em branco no primeiro tempo. A equipe mineira teve dificuldades para se sobrepor a Tadeu, que fez ótima atuação.

Após sequência de jogos irregulares, Matheus Pereira voltou a ir bem contra o Esmeraldino. O meia-atacante mostrou grande poder de criação nessa partida. Não foram poucas as vezes em que o jogador deixou os companheiros bem posicionados no ataque.

Já o Goiás só começou a engrenar quando o duelo estava perto de ir para o intervalo. Julián Palacios foi o responsável pela primeira finalização do time alviverde, aos 38′. O atacante argentino chutou de média distância e obrigou o goleiro Rafael Cabral a se movimentar para defender.

No fim do primeiro tempo, um lance polêmico. Wesley foi puxado dentro da área, durante cobrança de falta, mas Ramon Abatti Abel não marcou pênalti. Poucos segundos depois, o árbitro soou o apito e encerrou a etapa. Não houve qualquer intervenção do VAR na jogada. Os jogadores do Cruzeiro reclamaram com a comissão de arbitragem.

Cria da base decide, e Cruzeiro vence Goiás no segundo tempo

Pilar do Goiás no começo da partida, Tadeu também foi destaque no segundo tempo. Aos 9′, o goleiro saltou e impediu que Mateus Vital fizesse o primeiro gol do Cruzeiro, em forte finalização no canto direito. Dez minutos depois, outra defesaça, dessa vez em chute de Rafael Elias na entrada da área.

Em situação de risco, Goiás e Cruzeiro precisaram mudar peças para tentar melhorar o panorama do jogo. Técnico esmeraldino, Mário Henrique apostou na velocidade do ponta Apodi para tentar armar contra-ataques e jogar nas costas da defesa celeste.

Autuori, por sua vez, promoveu a entrada do centroavante Rafael Elias no time da Raposa, que atuou durante a maior parte da partida sem uma referência dentro da área.

Mas não foi o já experiente Papagaio que decidiu a vida do Cruzeiro. O gol salvador da Raposa, que garantiu a vitória nos acréscimos, saiu dos pés de Robert. Um menino formado nas categorias de base, que tem só 18 anos, e acionado no lugar do volante Filipe Machado, aos 36′.

Robert balançou a rede aos 51′, quando o jogo já parecia fadado a um movimentado, mas pouco inspirado, empate por 0 a 0. Apenas o segundo prata da casa a marcar na complicada temporada celeste.

Bruno Rodrigues inverteu bola e fez lançamento para o jovem atacante, que dominou e chutou cruzado no fundo do gol do Goiás. Milagroso no tempo regulamentar, Tadeu não pôde fazer para impedir a promessa do Cruzeiro de marcar seu primeiro tento como atleta profissional.

GOIÁS 0 X 1 CRUZEIRO

Goiás

Tadeu; Maguinho, Lucas Halter, Bruno Melo e Dieguinho; Willian Oliveira, Higor Meritão (Luís Oyama, aos 37′ do 1ºT), Guilherme Marques (Pedrinho, aos 29′ do 2ºT) e Palacios (Anderson Oliveira, aos 29′ do 2ºT); Vinicius (Breno, aos 29′ do 2ºT) e Matheus Babi (Apodi, aos 10′ do 2ºT). Técnico: Mário Henrique.

Cruzeiro

Rafael Cabral; William, Luciano Castán, Neris (João Marcelo, aos 31 do 2ºT) e Marlon; Filipe Machado (Robert, aos 36′ do 2ºT), Ian Luccas (Lucas Silva, no intervalo) e Mateus Vital (Japa, aos 17′ do 2ºT); Matheus Pereira, Bruno Rodrigues e Wesley (Rafael Elias, aos 17′ do 2ºT). Técnico: Paulo Autuori.

Gol: Robert, aos 51′ do 2º tempo (Cruzeiro)
Cartões amarelos: Apodi, Bruno Melo e Maguinho (Goiás); Matheus Pereira, Marlon e Anderson (Cruzeiro)

Motivo: 35ª rodada da Série A do Campeonato Brasileiro
Data: 27 de novembro de 2023 (segunda-feira)
Local: Estádio da Serrinha, em Goiânia

Árbitro: Ramon Abatti Abel (Fifa/SC)
Assistentes: Bruno Boschilia (Fifa/PR) e Henrique Neu Ribeiro (SC)
VAR: Daiane Caroline Muniz dos Santos (Fifa/SP)

Público: 9.143 (6.463 pagantes)
Renda: R$ 178.900,00

Fonte: noataque.com.br

LEIA TAMBÉM