O Cruzeiro segue seu calvário na Copa Sul-Americana. Nesta quinta-feira (24), a equipe foi derrotada por 2 a 1 para o Palestino-CHI, no Estádio Francisco Sánchez Rumoroso, em Coquimbo, no Chile, pela terceira rodada. O time celeste ainda não venceu na competição e está em situação delicada no Grupo E.
Os gols dos vitoriosos foram marcados por Benítez e Arias. Eduardo marcou para equipe mineira.
A derrota mantém os cruzeirenses na lanterna da chave, com zero ponto. Os chilenos estão em segundo lugar, com seis, enquanto o Mushuc Runa-EQU lidera, com nove. Na Sul-Americana, apenas o líder do grupo avança de forma direta às oitavas de final. Os segundos colocados disputam eliminatória com os terceiros colocados da Copa Libertadores.
O próximo jogo do Cruzeiro será no domingo (27), às 18h30 (de Brasília), contra o Vasco, no Parque do Sabiá, em Uberlândia, pela Série A do Campeonato Brasileiro. O Palestino receberá, no mesmo dia, a Universidad de Chile-CHI, pelo Campeonato Chileno.
Na Sul-Americana, a Raposa volta a jogar contra o Mushuc Runa-EQU, dia 7 de maio, no Equador. Los Árabes visitam o Unión de Santa Fe-ARG, na mesma data.
O jogo
O primeiro tempo azul foi bom. O time criou boas chances para marcar, mas esbarrou na falta de pontaria de Lautaro Díaz e outros jogadores. O Palestino, tímido na maior parte do tempo, abriu o placar pouco antes do intervalo.
O cenário mudou no segundo tempo, já que o Cruzeiro diminuiu o ritmo e teve uma atuação de pouca inspiração. Na reta final, a equipe mineira se mandou para o ataque de forma agressiva para voltar ao jogo.
Jardim escala time misto
Leonardo Jardim confirmou as expectativas e lançou um time alternativo no Chile. Dudu e Gabigol retornaram ao ataque, enquanto os jovens Murilo Rhikman e Rodriguinho foram as grandes novidades no meio-campo.
Estádio vazio
A equipe azul não encontrou um ambiente hostil. O Estádio Francisco Sánchez Rumoroso estava vazio, com poucos torcedores.
A explicação é simples. O Palestino é de Santiago, na capital, e não pôde jogar em sua casa, o estádio de La Cisterna, por opção da Conmebol. Coquimbo está a mais de 460 km da capital do país.
Cruzeiro cria, mas não aproveita
Leve, o Cruzeiro tomou as rédeas da partida desde o primeiro minuto. O time de Leonardo Jardim criou boas oportunidades e chegou com perigo à meta dos chilenos, mas não balançou as redes.
Quem não faz, leva
Depois de não aproveitar suas oportunidades, o Cruzeiro foi punido e sofreu o primeiro gol. Aos 39 minutos, Benítez acertou chute de fora da área, contou com desvio na defesa cruzeirense e venceu Cássio para balançar as redes. 1 a 0 para o Palestino.
Jardim parte para o ‘tudo ou nada’
Após o balde de água fria no fim do primeiro tempo, a equipe azul voltou em uma rotação menor após o intervalo.
Com isso, Leonardo Jardim se viu na necessidade de promover mudanças radicais e ofensivas no time. Aos 18 minutos da etapa final, o português colocou Marquinhos, Kaio Jorge, Kaique Kenji e Wanderson nas vagas de Dudu, Rodriguinho, Kaiki e Lautaro.
Eduardo deixa tudo igual
Lançado por Jardim no segundo tempo, o meio-campista Eduardo emulou um autêntico centroavante para empatar o jogo para o Cruzeiro, aos 37 minutos do segundo tempo. O camisa 21 subiu no segundo andar após cruzamento perfeito de Wanderson e cabeceou para o fundo do gol.
Cássio e defesa falham, e Palestino volta à frente
Pouco tempo depois do gol Cruzeiro, o Palestino marcou o segundo. Aos 40 minutos, em cobrança de escanteio, os chilenos aproveitaram de falhas de Kaique Kenji e Cássio e voltaram à frente, com gol de Arias.
Palestino 2×1 Cruzeiro
Palestino
Sebastián Perez, Vicente Espinoza, Crisitan Fernando, Antonio Ceza e Jason León; Julian Fernández, Ariel Martínez (Zuniga) e Joe Abrigo (Arias); Jonathan Benítez (Parra), Bryan Carrasco (Muñoz) e Junior Marabel. Técnico: Lucas Bovaglio.
Cruzeiro
Cássio, Lucas Romero, Fabrício Bruno, Jonathan Jesus e Kaiki (Kenji); Walace, Murilo Rhikman (Eduardo) e Rodriguinho (Kaio Jorge); Dudu (Marquinhos), Lautaro Díaz (Wanderson) e Gabigol. Técnico: Leonardo Jardim.
Gols: Benítez e Arias (Palestino) e Eduardo (Cruzeiro)
Cartões amarelos:
Motivo: 3ª rodada da fase de grupos da Copa Sul-Americana
Data e horário: 24 de abril de 2025, às 21h30 (de Brasília)
Local: Estádio Francisco Sánchez Rumoroso, em Coquimbo, no Chile
Árbitro: Mathias de Vargas (URU)
Assistentes: Pedro Llarena (URU) e Agustín Berisso (URU)
Fonte: Itatiaia