Cruzeiro perde para líder Flamengo em jogo equilibrado pelo Brasileiro

O Cruzeiro mostrou força e empenho, mas acabou perdendo por 2 a 1 para o Flamengo, neste domingo (30), no Maracanã, pela 13ª rodada do Campeonato Brasileiro. O time celeste saiu atrás no placar, chegou a empatar o jogo, mas levou o gol de desempate na casa do adversário.

Os gols do confronto foram marcados por Pedro e Fabrício Bruno, para os cariocas, com Matheus Pereira descontando para a equipe estrelada.

Como fica na classificação?

Com a derrota, o Cruzeiro perdeu duas posições na tabela. O time de Fernando Seabra caiu da quinta para a sétima colocação na classificação.

O time celeste tem 20 pontos em 12 jogos, e uma partida a menos. O confronto com o Internacional, válido pela quinta rodada, foi adiado devido às fortes chuvas no Rio Grande do Sul.

O Flamengo amplia a liderança no Campeonato Brasileiro. O Rubro-Negro chega aos 27 pontos em 13 jogos.

Próxima partida

O Cruzeiro agora enfrentará o Criciúma, na próxima quarta-feira (3), às 20h (de Brasília), no estádio Heriberto Hulse, em Santa Catarina. O Flamengo visita o Atlético, na Arena MRV, no mesmo dia, mas às 21h30 (de Brasília).

O jogo

O Flamengo dominou o começo do primeiro tempo. O Rubro-Negro contava com as investidas do seu meio de campo, com Lorran e Luiz Araújo, em jogadas rápidas.

Sem conseguir segurar o ímpeto flamenguista, o Cruzeiro sofria com a força ofensiva do adversário. De tanto tentar, a equipe da casa fez o gol primeiro.

Aos 16 minutos, Fabrício Bruno recuperou a bola, após Matheus Pereira vacilar. O zagueiro flamenguista tocou para Gerson. O volante Rubro-Negro avançou em velocidade, e, livre, tocou para Pedro. O camisa 9 flamenguista bateu no canto do goleiro Anderson e fez o gol: 1 a 0.

O que se esperava após o gol, o Flamengo não conseguiu, que era se manter firme na pressão ofensiva. O Cruzeiro acordou e cresceu na partida. Aproveitando erro defensivo do Fla, Matheus Pereira acertou um belo chute da entrada da área para empatar, aos 37 minutos da primeira etapa.

Até o fim do primeiro tempo, o Cruzeiro foi mais agressivo e criou mais chances que o Flamengo. Mas, o jogo foi para o intervalo com 1 a 1 no placar.

Na etapa complementar, o Cruzeiro voltou em cima, buscando o ataque e acuando o Flamengo. Apesar disso, a equipe de Fernando Seabra acabou penalizada com o gol do desempate.

Fabrício Bruno, de cabeça, fez 2 a 1, após cobrança de falta feita por Luiz Araújo.

Na sequência da etapa final, o Cruzeiro se lançou ao ataque, mas parou na qualidade defensiva do Flamengo.

Reforços junto com a delegação

Mesmo sem condição de jogo, dois reforços do Cruzeiro viajaram com a delegação para o Rio de Janeiro. O goleiro Cássio e o volante Matheus Henrique acompanharam o duelo com o Flamengo, no Maracanã. A viagem faz parte do programa de ambientação dos atletas com os companheiros de elenco.

Cássio seguirá com o grupo para Santa Catarina, onde o Cruzeiro enfrenta o Criciúma, na próxima quarta-feira (3), às 20h (de Brasília), no estádio Heriberto Hulse. Já Matheus Henrique voltará para Belo Horizonte, onde dará sequência ao cronograma de treinos definido pelo departamento de futebol.

Zé Ivaldo no Rio de Janeiro

Mesmo suspenso, o zagueiro Zé Ivaldo também esteve no Maracanã. O jogador não enfrentou o Flamengo por ter levado o terceiro cartão amarelo na vitória em cima do Athletico-PR. A presença dele na delegação acontece pela viagem em sequência, já que o Cruzeiro irá do Rio de Janeiro para Santa Catarina, por causa do confronto com o Criciúma.

Cruzeirenses no Maraca

A torcida do Cruzeiro compareceu em bom número no Maracanã. Os cruzeirenses esgotaram a cota de visitantes e fizeram bela festa mesmo com a derrota no Rio de Janeiro.

Artilheira na arquibancada

Destaque do time feminino do Cruzeiro, a atacante Byanca Brasil surpreendeu e compareceu ao Maracanã na noite deste domingo (30). A camisa 10 celeste assistiu nas arquibancadas do estádio a partida entre Flamengo e Cruzeiro, pela 13ª rodada do Campeonato Brasileiro.

As jogadoras do time feminino do Cruzeiro estão de férias até o dia 12 de julho. Para aproveitar os 13 dias de descanso, Byanca Brasil viajou ao Rio de Janeiro. Daí, aproveitou para ir ao estádio acompanhar a partida da equipe masculina contra o time rubro-negro

Cronologia do jogo

Aos 16 minutos do primeiro tempo, Fabrício Bruno recuperou a bola, após Matheus Pereira vacilar. O zagueiro flamenguista tocou para Gerson. O volante Rubro-Negro avançou em velocidade, e, livre, tocou para Pedro. O camisa 9 flamenguista bateu no canto do goleiro Anderson e fez o gol: 1 a 0.

Aos 37 minutos do primeiro tempo, um bate-rebate na defesa do Flamengo. A bola sobrou para Matheus Pereira na entrada da área, após William brigar pela posse com Allan. O camisa 10 bateu colocado, no canto esquerdo de Rossi: 1 a 1.

Aos 20 minutos do segundo tempo, Luiz Araújo cobrou falta do lado direito, Fabrício Bruno subiu no segundo andar, cabeceou e fez o segundo do Flamengo: 2 a 1.

Aos 38 minutos do segundo tempo, o árbitro Braulio da Silva Machado (FIFA/SC) marcou pênalti de Robert em Ayrton Lucas. O atacante celeste foi amarelado. Os jogadores do Cruzeiro reclamaram muito. Com o auxílio do VAR, a penalidade foi cancelada, assim como o cartão amarelo.

FLAMENGO 2 X 1 CRUZEIRO

Flamengo

Rossi; Wesley, Fabrício Bruno, David Luiz e Ayrton Lucas; Allan, Gerson e Lorran (Leo Ortiz); Bruno Henrique (Werton), Luiz Araújo e Pedro. Técnico: Tite.

Cruzeiro

Anderson; William, João Marcelo, Neris (Villalba) e Kaiki; Lucas Romero (Robert), Lucas Silva (Vitinho), Ramiro (Machado) e Matheus Pereira; Arthur Gomes e Gabriel Veron (Matheus Vital). Técnico: Fernando Seabra

Motivo: 13ª rodada do Campeonato Brasileiro
Data e horário: 30 de junho de 2024, às 18h30 (de Brasília)
Local: Estádio Maracanã, no Rio de Janeiro (RJ)
Árbitro: Braulio da Silva Machado (FIFA/SC)
Assistentes: Alex dos Santos (CBF/SC) e Thiaggo Americano Labes (CBF/SC)
VAR: Daiane Muniz (VAR/FIFA)
Gol: Pedro (16′ 1ºT); Matheus Pereira (37′ 1ºT), Fabrício Bruno (20′ 2ºT)
Cartão amarelo: Luiz Araújo (FLA); Kaiki, João Marcelo (CRU)
Cartão vermelho: não houve

Fonte: Itatiaia

LEIA TAMBÉM