Cruzeiro perde duelo direto para o Fortaleza e desperdiça chance de G4 do Brasileiro

O Cruzeiro jogou mal e perdeu o duelo direto para o Fortaleza, por 2 a 1, no estádio Kleber Andrade, em Cariacica, pela 21ª rodada do Campeonato Brasileiro. Com a derrota nesta segunda-feira (5), o time celeste estaciona nos 35 pontos, na quinta colocação, e desperdiça a chance de ser terceiro colocado na competição nacional.

Com a vitória, quem subiu para o terceiro lugar foi o Fortaleza, agora com 39 pontos, e que tomou a vaga do Palmeiras. O Verdão empatou com o Internacional nesta rodada e soma 37 pontos.

O próximo jogo do Cruzeiro será o clássico com o Atlético, neste sábado (10), às 21h30 (de Brasília), no Mineirão, pela 22ª rodada do Brasileirão. Já o Fortaleza recebe o Criciúma no Castelão, no mesmo dia, às 16h.

O jogo

Mandante, mesmo longe do Mineirão, o Cruzeiro começou ditando o ritmo do confronto. O Fortaleza usava a estratégia do contra-ataque na tentativa de surpreender. E o plano deu certo logo no começo. Aos oito minutos, com um chute cruzado, Breno Lopes abriu o placar.

O Cruzeiro respondeu com certa agilidade. Aos 14 minutos, Matheus Henrique achou um chute de rara felicidade e deixou o placar empatado.

Melhor após o empate, o Cruzeiro empilhou chances desperdiçadas. No futebol vale aquela velha máxima do “quem não faz, leva”. E foi assim que o Fortaleza desempatou. Renato Kayzer fez o segundo, após duas tentativas no meio da área.

No segundo tempo, o Fortaleza seguiu com sua estratégia de atuar em cima dos erros do Cruzeiro. O time de Fernando Seabra se mostrava afoito, desperdiçando jogadas.

Sem conseguir criar, o Cruzeiro via suas principais valências ficarem apagadas, como Matheus Pereira, por exemplo. Pouco produziu o camisa 10 celeste.

Nem mesmo com as trocas feitas pelo técnico Fernando Seabra o Cruzeiro melhorou no segundo tempo. O treinador poupou algumas peças pensando no clássico do próximo sábado contra o Atlético.

Nos minutos finais, Barreal ainda acertou uma bola no travessão, mas o placar foi mesmo desfavorável ao Cruzeiro, que perde sua invencibilidade como mandante.

Caiu a invencibilidade como mandante

O Cruzeiro jogou no Espírito Santo como mandante ainda por ação da antiga diretoria do clube. A equipe de Ronaldo Fenômeno vendeu o mando de campo para uma empresa do Centro-Oeste do Brasil.

Com a derrota, o Cruzeiro perdeu sua invencibilidade. O time celeste tinha oito jogo e oito vitórias como mandante.

Fora do clássico

Aos 52 minutos do segundo tempo, o zagueiro João Marcelo levou o cartão amarelo. Como estava pendurado, o jogador fica fora do clássico com o Atlético.

Conversa sobre dinheiro

Antes de a bola rolar, Pedro Lourenço, dono da SAF do Cruzeiro, conversou sobre dinheiro com o CEO da SAF do Fortaleza. Marcelo Paz é o presidente da Liga Forte União (LFU), que recebeu proposta milionária da Record pelos direitos de transmissão dos jogos da Série A em TV Aberta.

“Tem a proposta da Record mesmo, muito boa. Está aí caminhando, e já já vai ter o desfecho. Mas a Record fez uma proposta muito boa”, disse em entrevista exclusiva à Itatiaia.

Segundo a Folha de S. Paulo, a proposta é de R$ 2,8 bilhões por cinco anos de contrato, de 2025 a 2029. A informação foi confirmada pela Itatiaia com executivos da Liga Forte.

Troca de presentes

Dirigentes de Cruzeiro e Fortaleza, Alexandre Mattos e Marcelo Paz se encontraram no gramado do estádio Kleber Andrade antes do início da partida. Cada um entregou ao adversário uma camisa de seu respectivo clube.

Mattos brincou com o momento, dizendo que estava contratando o atual CEO da SAF do Fortaleza: “Apresentação. Vou apresentar o homem hoje”, disse ao entregar uma camisa do Cruzeiro a Marcelo Paz.

Cronologia do jogo

Aos 8 minutos do primeiro tempo, o Fortaleza abre o placar. Breno Lopes recebeu bom passe de Marinho e chutou cruzado. O goleiro Cássio se esticou todo, acabou escorregando, e não alcançou a bola: 0 a 1.

Aos 14 minutos do primeiro tempo, o Cruzeiro empata. Após linda defesa de João Ricardo, Matheus Henrique pegou o rebote e, de fora da área, fez um golaço: 1 a 1.

Aos 41 minutos do primeiro tempo, o Fortaleza desempatou. Após cruzamento de Bruno Pacheco pelo lado esquerdo, a bola sobrou no meio da área para Renato Kayzer. O atacante tentou duas vezes até colocar a bola na rede: 1 a 2.

Cruzeiro 1 X 2 Fortaleza

Cruzeiro

Cássio; William (Wesley Gasolina), Zé Ivaldo, João Marcelo e Marlon; Lucas Romero (Vitinho), Matheus Henrique (Lucas Silva), Álvaro Barreal e Matheus Pereira; Lautaro Díaz (Arthur Gomes) e Kaio Jorge (Dinenno). Técnico Fernando Seabra.

Fortaleza

João Ricardo; Brítez, Kuscevic, Tomás Cardona e Bruno Pacheco; Lucas Sasha, Pedro Augusto (Kervin Andrade), Matheus Rossetto (José Wellison); Breno Lopes (Pedro Rocha), Marinho (Dudu) e Renato Kayzer (Moisés). Técnico Juan Pablo Vojvoda.

Motivo: 21ª rodada do Campeonato Brasileiro
Data e horário: 5 de agosto de 2024 (segunda-feira), às 21h (de Brasília)
Local: Estádio Kleber Andrade, em Cariacica (RS)
Árbitro: Alex Stefano (CBF/RJ)
Assistentes: Alessandro Matos (BA), Thiago Rosa (RJ)
Quarto árbitro: Michelangelo Martins (PE)
VAR: Rodrigo Guarizo (SP)
Gols: Breno Lopes (8′ 1ºT), Matheus Henrique (14′ 1ºT), Renato Kayzer (41′ 1ºT)
Cartão amarelo: Breno Lopes, Marinho, João Ricardo (FOR); Zé Ivaldo, Lautaro Díaz, João Marcelo (CRU)
Cartão vermelho: não houve

Fonte: Itatiaia

LEIA TAMBÉM