Em partida bem disputada entre dois rivais diretos, Cruzeiro e Bahia empataram por 1 a 1, nesta sexta-feira (18), no Mineirão, em Belo Horizonte, pela 30ª rodada do Campeonato Brasileiro. O gol cruzeirense foi marcado por Gabriel Veron, enquanto o tento baiano foi de Luciano Rodriguez, ambos no segundo tempo.
Apesar do empate, o jogo foi muito intenso, com ambas as equipes buscando o ataque a todo tempo. Cada equipe ainda teve um gol anulado.
Com o empate, o Cruzeiro chega aos 44 pontos e fica na oitava colocação. O time celeste perdeu a chance de voltar ao G6. Já o Bahia se mantém em sexto lugar, agora com 46 pontos.
Com o resultado, o técnico Fernando Diniz segue sem vencer no comando do Cruzeiro. Desde que o treinador assumiu o comando técnico da equipe, foram três empates (Libertad-PAR , Vasco e Bahia) e uma derrota (Fluminense).
Próximos jogos
Agora, o Cruzeiro vira a chave para a Copa Sul-Americana. O time de Fernando Diniz faz o primeiro jogo das semifinais na quarta-feira (23), contra o Lanús, da Argentina, no Mineirão. A partida está marcada para as 19h (de Brasília).
O Bahia terá uma semana inteira para treinar, tendo em vista que a próxima partida do clube será no dia 28 de outubro, às 21h (de Brasília), contra o Vasco, em São Januário, no Rio de Janeiro, pela 31ª rodada do Campeonato Brasileiro.
Pelo Brasileirão, o Cruzeiro volta a campo no dia 26 de outubro (sábado), às 18h30 (de Brasília), contra o Athletico-PR, na Ligga, Arena, em Curitiba.
Exaltação ao camisa 10
Antes de a bola rolar para o jogo, a torcida do Cruzeiro prestou bela homenagem a Matheus Pereira. O camisa 10 escutou uma música diferente em seu primeiro jogo após voltar da Seleção Brasileira.
O jogo
Cruzeiro e Bahia fizeram um jogo muito movimentado. Pelo lado celeste, além do atacante Gabriel Veron, autor do gol celeste, o goleiro Cássio também foi destaque. O camisa 1 fez pelo menos duas boas defesas que impediram oportunidades claríssimas de o Bahia marcar gols.
Os dois tempos foram muito intensos, com lances importantes para ambos os lados. Tanto o Cruzeiro quanto o Bahia tiveram gols anulados pela arbitragem por irregularidades.
O lance mais importante da primeira etapa também foi do Bahia. Aos 23 minutos, o Tricolor marcou um gol com Thaciano. Entretanto, o lance foi anulado pela arbitragem, que assinalou impedimento.
No segundo tempo, o Cruzeiro fez o seu gol aos 16 minutos, em lance que no campo a arbitragem assinalou impedimento, corrigido pelo árbitro de vídeo (VAR), que não encontrou irregularidade na jogada.
Naquele que podia ser o segundo tento celeste, de Kaio Jorge, aí sim o VAR anulou por impedimento do ataque do Cruzeiro.
O Bahia empatou o jogo com Luciano Rodriguez, que saiu do banco de reservas, e jogou um balde de água fria nos planos do Cruzeiro de voltar ao G6.
Cronologia do jogo
Aos 23 minutos do primeiro tempo, Everton Ribeiro lançou para Thaciano. O atacante apareceu sozinho e cabeceou para o fundo do gol. O lance foi anulado por impedimento após checagem do árbitro de vídeo.
Aos 16 minutos do segundo tempo, depois de revisão do árbitro de vídeo, a arbitragem confirmou gol de Gabriel Veron. O atacante deslocou o goleiro Marcos Felipe, após ásse açucarado de Matheus Pereira. 1 a 0.
Aos 18 minutos do segundo tempo, Kaio Jorge completou de cabeça e fez o gol, após João Marcelo escorar a bola. Entretanto, na checagem do VAR, o lance foi invalidado por impedimento.
Aos 36 minutos do segundo tempo, Ademir correu pelo lado direito e cruzou na segunda trave, onde Luciano Rodriguez mandou para o fundo da rede: 1 a 1.
CRUZEIRO 1 X 1 BAHIA
Cruzeiro
Cássio; William, João Marcelo, Villalba e Marlon; Lucas Romero, Walace (Peralta), Matheus Pereira e Barreal (Jhosefer); Gabriel Veron (Mateus Vital) e Kaio Jorge. Técnico: Fernando Diniz
Bahia
Marcos Felipe; Gilberto, Gabriel Xavier, Kanu e Luciano Juba (Iago); Jean Lucas, Everton Ribeiro e Cauly (Ademir); Thaciano (Carlos De Pena), Biel (Rafael Ratão) e Everaldo (Luciano Rodriguez). Técnico: Rogério Ceni
Motivo: 30ª rodada do Campeonato Brasileiro
Data e horário: 18 de outubro de 2024, às 21h30 (de Brasília)
Local: Estádio Mineirão, em Belo Horizonte (MG)
Arbitro: Flavio Rodrigues de Souza (FIFA-SP)
Assistentes: Fabrini Bevilaqua Costa (FIFA-SP) e Francisco Chaves Bezerra Junior (CBF-PE)
VAR: Adriano de Assis Miranda (CD)
Gols: Gabriel Veron (16′ 2ºT) e Luciano Rodriguez (36′ 2ºT)
Cartão amarelo: Everton Ribeiro, Luciano Juba (BAH); Matheus Pereira (CRU)
Cartão vermelho: não houve
Público: 34.473
Renda: R$ 1.197.697,60
Fonte: Itatiaia