Cruzeiro bate Universidad Católica em Mineirão lotado e vai às oitavas da Sul-Americana

Empurrado por mais de 55 mil torcedores, o Cruzeiro garantiu classificação às oitavas de final da Copa Sul-Americana. Nesta quinta-feira (30), o time comandado por Fernando Seabra bateu a Universidad Católica-EQU por 1 a 0, no Mineirão, em partida que fechou a fase de grupos da competição internacional.

Com a vitória após gol decisivo do atacante Rafa Silva, o Cruzeiro alcançou 12 pontos e foi à liderança do Grupo B. A Católica caiu para a vice-liderança, com 11, e disputará os playoffs da Sula contra algum terceiro colocado da fase de grupos da Copa Libertadores.

As oitavas de final serão disputadas somente em agosto – de 13 a 15 de agosto (ida) e entre 20 e 22 do mesmo mês (volta). Já os times dos playoffs irão a campo em julho.

O time cruzeirense voltará a campo no domingo (2), às 18h30 (de Brasília), quando visitará o São Paulo no MorumBis, na capital paulista, pela sétima rodada do Campeonato Brasileiro.

No mesmo dia, a Universidad Católica receberá o Macará, no Estádio Casa Blanca, em Quito, pela primeira rodada do Clausura Equatoriano.

O jogo

Cruzeiro com mais ações no início de jogo, mas a Católica assustou primeiro. Aos 11 minutos, o goleiro Anderson defendeu chute cruzado do lateral-esquerdo Layan Loor depois de rápido contra-ataque equatoriano.

Após a cobrança de escanteio, o zagueiro argentino Fausto Grillo e o atacante Rafa Silva tiveram forte choque de cabeça e foram atendidos.

Falta definir

O jogo seguiu sem grandes chances, e o Cruzeiro – mesmo com a bola e no ataque – sofreu com falta de poder de área. Aos 28 minutos, o atacante argentino Álvaro Barreal deu o segundo cruzamento rasante que passou pela área e não contou com finalização celeste.

Quase

O Cruzeiro finalmente chegou com perigo aos 37 minutos. O atacante Gabriel Veron acertou bom passe para Rafa Silva, que recebeu com liberdade na área mas finalizou à direita do gol equatoriano.

Cruzeiro chega de novo

Após nova boa jogada de Veron pela direita, o meia-atacante Matheus Pereira recebeu pouco atrás da marca do pênalti. O camisa 10, contudo, bateu mal com o pé direito, e a bola passou por cima do gol.

Católica assusta

Depois de seguidas chances do Cruzeiro sem finalização clara, a Católica teve grande chance. Aos 44, o atacante panamenho Ismael Díaz recebeu pela esquerda, invadiu a área e bateu cruzado para nova boa defesa de Anderson.

Romo fecha o gol

Logo aos três minutos, depois de jogada do atacante Robert com Rafa Silva, a bola sobrou à meia altura na área para Matheus Pereira, que finalizou de voleio para grande defesa do goleiro venezuelano Rafael Romo – a bola ainda triscou a trave.

Na sequência, com cinco minutos, Robert completou cruzamento do lateral-esquerdo Marlon, e Romo novamente defendeu – dessa vez, ele segurou firme.

Chance da Católica

Aos nove minutos, a Católica voltou a assustar. Depois de disputa de bola na entrada da área, o atacante panamenho José Fajardo girou e bateu forte. A bola passou com perigo por cima do gol cruzeirense.

Escanteio perigoso

Pressionando, o Cruzeiro teve uma sequência de escanteios aos 18 da etapa complementar. No mais perigoso deles, Matheus Pereira cobrou fechado e na direção do gol, e Moro conseguiu fazer boa defesa.

Gol do Cruzeiro

O gol do Cruzeiro finalmente saiu aos 35 minutos. Depois de escanteio cobrado pelo volante Lucas Silva, o zagueiro Zé Ivaldo cabeceou, a bola bateu na zaga equatoriana.

O goleiro Romo não conseguiu defender e espalmou fraco para a pequena área, onde Rafa Silva se projetou. O centroavante aproveitou o rebote e fez o gol celeste, abrindo o marcador.

Anderson fecha o gol

Dois minutos depois, o goleiro do Cruzeiro fez bela defesa. Depois de chute de fora da área do lateral-direito Gregori Arangonó, o goleiro se esticou todo e conseguiu impedir o gol da Católica.

Romo de novo

Apesar da falha, o goleiro da Católica seguiu bem. Aos 48 minutos, o Cruzeiro pressionou e, depois de sequência de finalizações de Rafa Silva e do meio-campista Vitinho, Romo fechou o gol com boas defesas.

Cruzeiro segura vantagem

O jogo ficou nervoso, com muitas discussões e jogadas mais ríspidas. Mesmo com pressa dos equatorianos, o Cruzeiro segurou a vantagem e fez a alegria dos mais de 55 mil torcedores no Mineirão neste feriado de Corpus Christi.

Cruzeiro 1 x 0 Universidad Católica-EQU

Cruzeiro

Anderson; William, Zé Ivaldo, João Marcelo e Marlon; Lucas Romero (Ramiro, aos 48′ do 2ºT), Lucas Silva, Gabriel Veron (Vitinho, aos 27′ do 2ºT), Matheus Pereira e Álvaro Barreal (Robert, no intervalo); Rafa Silva. Técnico: Fernando Seabra

Universidad Católica-EQU

Rafa Romo; Gregori Anangonó (Aron Rodríguez, aos 42′ do 2ºT), Fausto Grillo, Gustavo Vallecilla e Layan Loor; Emiliano Clavijo (Jhon Jairo Cifuentes, aos 42′ do 2ºT), Kevin Minda, Luciano Nieto e Mauro Díaz (Kevin Quevedo, aos 17′ do 2ºT); Ismael Díaz e José Fajardo (Luis Castillo, aos 29′ do 2ºT). Técnico: Jorge Célico

Gol

Rafa Silva, aos 35′ do 2ºT (Cruzeiro)

Cartão amarelo

José Fajardo, aos 38′ do 1ºT (Universidad Católica-EQU)

Motivo: 6ª rodada e última do Grupo B da Copa Sul-Americana
Data e horário: 30 de maio de 2024 (quinta-feira), às 21h (de Brasília)
Local: Estádio Mineirão, em Belo Horizonte-MG
Público presente: 55.254 torcedores
Renda: R$ 2.770.277,50
Árbitro: Maximiliano Ramírez (ARG)
Árbitro de vídeo (VAR): Antonio García (URU)

Fonte: Itatiaia

LEIA TAMBÉM