COVID-19: 264 casos ativos em Patos de Minas e dez pacientes internados; unidades de saúde enfrentam falta de vacinas

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) divulgou, nesta quarta-feira (30/11), que Patos de Minas atualmente tem 264 casos ativos de Covid-19 e dez pacientes internados por causa da infecção. O órgão alerta para a necessidade de reforçar os cuidados com a higiene e recomenda o uso de máscara em locais fechados para evitar maior circulação do vírus e, consequentemente, novas ondas da doença.

Segundo dados de monitoramento da Secretaria de Saúde, oito patenses estão internados em leitos clínicos e dois em leitos de UTI por causa da infecção. Ainda não há novos registros de óbitos.

Vale lembrar que a circulação de vírus respiratórios, em geral, cresce nesta época do ano, o que aumenta as chances de adoecimento, sobretudo dos grupos mais vulneráveis, como crianças e idosos. As vacinas são a principal forma de proteção, aliadas às já conhecidas medidas de higienização.

Vacinação

Especialmente quanto à Covid-19, a Secretaria de Saúde ressalta que Patos de Minas está aplicando a quarta dose em pessoas acima de 30 anos. Se você pertence a esse grupo e já recebeu a terceira dose há mais de quatro meses, pode procurar uma Unidade de Saúde da Família (USF), “postinho”, para completar o seu cartão. Gestantes e puérperas na faixa etária de 30 a 39 anos devem apresentar prescrição médica para receber o segundo reforço.

No entanto, em entrevista ao departamento de jornalismo do Sistema Clube, a enfermeira do setor de Epidemiologia da SMS Lilian Amorim explicou que, nos últimos, dias as unidades de saúde estão passando por um momento de falta ou total ausência de vacinas contra a Covid-19.

“Infelizmente a gente está vendo um aumento significativo dos casos de Covid e as pessoas que estavam com as terceiras e quartas doses atrasadas estão com uma procura muito acentuada nas unidades. Esses dias a gente está passando por falta de vacinas, realmente. Tem unidade que já não tem, porque na data ideal para as pessoas procurarem (as USFs para imunização) elas não procuram”, detalha a profissional da saúde.

De acordo com Lilian, por causa desse desencontro, vacinas passaram da data de validade e chegaram a ser descartadas. A previsão, afirma a profissional, é que novas doses cheguem ao município nesta sexta (02/12), sendo entregues às USFs na próxima segunda-feira (05/12).

Na ocasião, ela também falou sobre a imunização de crianças com e sem comorbidades (“Xepinha”) contra Covid-19 e a respeito do esquema vacinal da população patense como um todo.

Por: Luís César

LEIA TAMBÉM