Com um a menos, Atlético empata com Botafogo, que vê briga pelo Brasileiro embolar

Na prévia da decisão da Copa Libertadores, Atlético e Botafogo ficaram no empate por 0 a 0, em duelo realizado na noite desta quarta-feira (20), no Independência, pelo Campeonato Brasileiro. O Galo, recheado de desfalques, teve Rubens expulso no primeiro tempo e conseguiu segurar a pressão do líder da Série A até o fim.

O Atlético entrou em campo apenas com cinco titulares: Everson, Lyanco, Vera, Paulinho e Deyverson. O Botafogo, por sua vez, não contou com Igor Jesus, que ficou no banco de reservas, e Savarino, fora até do banco de reservas.

O Botafogo dominou o jogo e não conseguiu furar a defesa atleticana. No primeiro tempo, o time criou algumas chances e ficou com um a mais na reta final, após expulsão de Rubens. Na etapa final, o Atlético apenas se defendeu e contou com grande atuação de Everson para segurar o placar sem gols.

Com o empate, o Atlético perde uma posição e fica na 11ª posição, com 43 pontos. O Botafogo, por sua vez, chega aos 69, segue na liderança e vê o Palmeiras encurtar a distância para dois pontos na briga pelo título.

O Atlético e Botafogo voltam a jogar no próximo sábado (23). Às 19h30 (de Brasília), o time carioca recebe o Vitória, no Estádio Nilton Santos. Às 21h (de Brasília), o Galo visita o São Paulo no Morumbis.

No dia 30 de novembro, no Estádio Mâs Monumental de Nuñez, em Buenos Aires, Atlético e Botafogo voltarão a se enfrentar, desta vez pelo título da Copa Libertadores.

Pressão do Botafogo

O primeiro tempo na Independência foi dominado pelo Botafogo. Com uma equipe mais completa, o Glorioso se aproveitou da falta de força ofensiva do Atlético para se impor no campo ofensivo e criar boas oportunidades. O Galo limitou-se a defender. Quando tinha a bola, o Alvinegro trocava passes entre os defensores até a tentativa de um lançamento longo, todos sem efetividade.

O Botafogo teve boas chances, a melhor delas num chute de fora da área de Almada, que parou em grande defesa de Everson. No fim do primeiro tempo, o Atlético teve Rubens expulso. Ele cometeu duas faltas em cerca de três minutos, ambas em Luiz Henrique, e recebeu dois cartões amarelos.

Ataque x Defesa

Se na etapa inicial o Botafogo controlou o jogo, no segundo, com um a mais, o time carioca foi ainda mais incisivo em busca do gol.

Everson foi o grande nome da etapa final. O goleiro foi exigido em algumas oportunidades e fez boas defesas. A melhor delas, numa finalização de Vitinho, livre.

Atlético 0 x 0 Botafogo

Atlético

Everson, Saravia, Mariano, Fuchs, Lyanco e Rubens; Otávio (Bernard), Fausto Vera e Zaracho (Paulo Vitor); Paulinho (Igor Rabello) e Deyverson (Hulk). Técnico: Gabriel Milito

Botafogo

John, Vitinho (Jeffinho), Bastos, Barboza e Alex Telles (Cuiabano); Gregore, Marlon Freitas, Almada e Eduardo (Júnior Santos); Luiz Henrique (Matheus Martins) e Tiquinho Soares (Igor Jesus). Técnico: Artur Jorge.

Cartões amarelos: Rubens, aos 36min 1°T e 39min 1°T; Deyverson, aos 45min 1°T; Lyanco, aos 26min 2°T; Zaracho 36min 2°T; Barboza aos 48min 2°T e 51min 2°T; Igor Rabello, aos 51min 2°T
Cartões vermelhos: Rubens, aos 39min 1°T; e Barboza, aos 51min 2°T

Motivo: 34ª rodada do Campeonato Brasileiro
Data: 20 de novembro de 2024
Local: Arena Independência, em Belo Horizonte
Horário: 21h30 (de Brasília)

Arbitragem: Luiz Flávio de Oliveira, auxiliado por Nailton Júnior de Sousa Oliveira e Daniel Paulo Ziolli
VAR: Rodrigo D’Alonso Ferreira (SC).

Fonte: Itatiaia

LEIA TAMBÉM