América e Avaí empataram por 1 a 1 na noite desta terça-feira (25), em partida da 12ª rodada da Série B do Campeonato Brasileiro. No confronto dos dois primeiros colocados na tabela, quem se deu melhor foi o Coelho, que mantém a ponta por mais uma rodada.
No estádio Independência, em Belo Horizonte, Willian Maranhão abriu o placar para o Avaí com um golaço no primeiro minuto de jogo. Na reta final da primeira etapa, o América perdeu Moisés, expulso por reclamação, e conseguiu o empate minutos depois em cobrança de pênalti de Brenner.
Com o resultado, ambas as equipes vão a 22 pontos na tabela. Entretanto, o América leva vantagem no saldo de gols e segue líder da Série B. O Avaí, por sua vez, continua em 2º.
Próximos compromissos das equipes
Após o duelo desta noite, o América terá uma semana de preparação para o próximo compromisso. Na terça-feira (2/7), o Coelho visitará o Goiás pela 13ª rodada da Série B; e no dia 6 de julho, receberá o Operário no Independência, pela 14ª rodada, em mais um confronto direto com equipes que atualmente ocupam o G4.
O Avaí, por sua vez, terá menos tempo de descanso. No domingo (30), o Leão receberá o Amazonas em Florianópolis pela rodada 13; e no dia 8 de julho, fará outro jogo em casa, mas contra o Novorizontino.
Golaço com menos de um minuto
O América praticamente não tocou na bola e sofreu o primeiro gol no Independência com menos de um minuto. Primeiro, Garcez obrigou Dalberson a fazer grande defesa. Na sequência, Ricardo Silva travou finalização para evitar o gol do Avaí: 1 a 0.
Entretanto, a bola sobrou para Willian Maranhão, que ainda dentro da área, chutou no ângulo sem chances para o goleiro americano e abriu o marcador em BH. O lance chegou a ser revisado pelo VAR, mas o gol foi confirmado.
Vale lembrar que Maranhão defendeu o América em 2019, emprestado pelo Vasco. Em uma temporada no Coelho, o meia fez 27 jogos e não balançou a rede.
Titular de volta no Coelho
Ainda nos primeiros minutos de jogo, o lateral Daniel Borges sentiu problema muscular na coxa esquerda e não pôde continuar em campo. O substituto foi Mateus Henrique, que é o titular da posição na temporada.
O jogador voltou aos relacionados do técnico Cauan de Almeida após quatro jogos. Na vitória sobre o Santos, no fim de maio, Mateus também sofreu lesão muscular e precisou ficar afastado do time. O retorno, que era previsto para ser gradual, precisou ser mais ágil por conta da lesão de Daniel.
Expulsão antes do intervalo
Já na reta final do primeiro tempo, Moisés cometeu falta que impediu contra-ataque do Avaí. Por esse motivo, o camisa 15 do Coelho recebeu cartão amarelo, e mesmo após a advertência, continuou reclamando e aplaudiu o árbitro de forma irônica.
Bruno Mota Correia percebeu o gesto e aplicou o segundo amarelo, expulsando Moisés de campo aos 43 minutos de jogo.
América corre atrás e busca empate com um a menos
Em ótima tabela na intermediária, Brenner recebeu em condições de finalizar, mas foi derrubado dentro da área. O próprio camisa 9 assumiu a responsabilidade, cobrou com estilo e empatou o jogo no Independência.
Mesmo com um homem a menos, o Coelho arrancou o empate no primeiro tempo e foi para os vestiários na bronca com a arbitragem, reclamando dos critérios para aplicação de cartões. A torcida americana não ficou para trás e também fez muitas cobranças.
Jogo disputado e muita reclamação
Mesmo com um jogador a menos, o América não desistiu do jogo na segunda etapa e buscou a virada do começo ao fim. Naturalmente, a inferioridade numérica fez diferença nas ofensivas do Coelho, que paravam em boa marcação do Avaí.
A equipe catarinense até construiu chances, mas viu Dalberson fez grande jogo e impedir gols do time visitante. A segunda etapa como um todo foi agitada, com muita movimentação e reclamação de ambos os lados.
A todo momento, os jogadores cobravam cartões e pediam faltas, muito por conta das polêmicas do primeiro tempo.
A grande chance de desempatar o jogo ocorreu aos 49 minutos e foi a favor do Avaí. Depois de cruzamento na área, o atacante finalizou sobre a zaga, e a bola saiu a escanteio. Alívio para a torcida americana no Horto.
América 1×1 Avaí
América
Dalberson; Daniel Borges (Mateus Henrique), Ricardo Silva, Júlio e Nícolas; Alê (Vitor Jacaré), Juninho e Moisés; Adyson (Felipe Amaral), Fabinho (Renato Marques) e Brenner (Wallisson). Técnico: Cauan de Almeida.
Avaí
César Augusto (Igor Bohn); Jonathan Costa, Gustavo Vilar, Marcos Vinícius e Mário Sérgio; Zé Ricardo (Judson), Willian Maranhão (Pedro Castro), João Paulo e Giovanni (Pedrinho); Maurício Garcez e Hygor (Gabriel Poveda). Técnico: Gilmar Dal Pozzo.
Gols
Willian Maranhão (1min 1T) do Avaí
Brenner (48min 1T) do América
Cartões Amarelos
Brenner; Ricardo Silva; Moisés; Mateus Henrique (América)
Zé Ricardo; Willian Maranhão; Giovanni (Avaí)
Cartões Vermelhos
Moisés (América)
Público: 2.651
Renda: 27.847,00
Motivo: 12ª rodada da Série B do Campeonato Brasileiro
Data e horário: terça-feira, 25 de junho de 2024, às 19h (de Brasília)
Local: estádio Independência, em Belo Horizonte
Arbitragem: Bruno Mota Correia (RJ)
Auxiliares: Luiz Claudio Regazone (RJ) e Thayse Marques Fonseca (RJ)
VAR: Rodrigo Nunes de Sá (RJ – FIFA)
Fonte: Itatiaia