Com show de Suárez e chuva de gols, Grêmio vence América de virada na Série A

Em jogo marcado por viradas, o Grêmio venceu o América por 4 a 3, neste sábado (28), pela 30ª rodada da Série A do Campeonato Brasileiro. Marcaram os gols do Tricolor Gaúcho no Independência, em Belo Horizonte, os atacantes Luís Suárez e Everton Galdino, o lateral-esquerdo Reinaldo e o meia Cristaldo. Já o Coelho balançou as redes com o ala-direito Rodriguinho e duas vezes com o centroavante Gonzalo Mastriani.

Com a derrota, o América se afundou ainda mais na lanterna da Série A do Campeonato Brasileiro. O Coelho se manteve na 20ª colocação, com apenas 19 pontos, 14 a menos que o Santos, primeiro time fora da zona de rebaixamento, que tem 33. O Grêmio, por outro lado, subiu na tabela com a vitória. Os tricolores chegaram ao quarto lugar e somam 50 pontos.

Próximos confrontos

Após enfrentar o Grêmio, o América terá pela frente outro rival gaúcho, o Internacional, pela 31ª rodada da Série A do Campeonato Brasileiro. A bola rolará para o confronto no Beira Rio, em Porto Alegre, às 19h (de Brasília) nesta quarta-feira (1/11). Atualmente, o Colorado está na 11ª colocação, com 38 pontos.

Já o Grêmio viajará para enfrentar o Coritiba, às 20h (de Brasília) nesta quarta-feira (1/11). A partida, também válida pela 31ª rodada, será realizada no Couto Pereira, em Curitiba. Atualmente, o Coxa Branca vive situação oposta ao Tricolor Gaúcho e está na 19ª posição, com apenas 20 pontos somados.

O jogo

O América começou com tudo a partida. Logo aos dois minutos, o meia-armador Martín Benítez inverteu jogada da esquerda para a direita. O ala Rodriguinho dominou a bola com categoria, limpou a marcação e finalizou de esquerda, rasteiro. O goleiro Gabriel Grando até se esticou, mas não conseguiu fazer a defesa: 1 a 0.

Com a vantagem no placar, o América recuou e cedeu a bola ao Grêmio, que foi oportuno. Aos 14 minutos, o atacante Luís Suárez recebeu passe em profundidade e dividiu com o goleiro Jori. O árbitro Matheus Delgado Candançan logo assinalou o pênalti. Reinaldo, cobrador oficial do Tricolor Gaúcho, finalizou com maestria para empatar: 1 a 1.

Pouco depois, aos 19 minutos, o Grêmio contou novamente com a magia de Suárez. O centroavante recebeu passe na intermediária e, com muito espaço, pôde lançar Everton Galdino na cara do gol. O companheiro de ataque do craque uruguaio bateu de primeira, na saída de Jori, para virar a partida: 2 a 1.

Atrás no marcador, o América foi obrigado a propor mais o jogo. Aos 34 minutos, Benítez recebeu passe na entrada da área, fintou o marcador e encontrou o volante Juninho próximo à linha de fundo. O capitão alviverde cruzou e encontrou o artilheiro Gonzalo Mastriani livre. O uruguaio, de esquerda, só teve o trabalho de empurrar a bola para o fundo das redes: 2 a 2.

Segundo tempo

Assim como na primeira etapa, o América começou o segundo tempo em grande forma. Logo aos três minutos, em contra-ataque, a equipe mineira pegou a defesa do Tricolor Gaúcho desarrumada. O meia Emmanuel Martínez lançou Benítez, que chegou na linha de fundo e tocou para dentro da área. Gonzalo Mastriani, de novo, teve apenas o trabalho de empurrar a bola para o fundo das redes e virar o jogo: 3 a 2.

Com o gol, as propostas de ambos os times ficaram claras: o Grêmio mantinha a posse da bola, enquanto o América buscava novos contra-ataques. Porém, o Coelho provou do seu próprio veneno. Aos 25 minutos, Suárez foi lançado em velocidade, limpou o marcador e finalizou. Jori deu rebote, e o centroavante, em nova oportunidade, pôde estufar as redes: 3 a 3. Gol de número 550 do uruguaio na carreira.

O Grêmio virou aos 33 do segundo tempo. Após cobrança de escanteio, Cristaldo tabelou com Suárez, entrou em diagonal e finalizou sem chances para Jori e deu números finais ao confronto: 4 a 3.

América 3 x 4 Grêmio

América

Jori; Ricardo Silva, Iago Maidana e Danilo Avelar (Cazares); Rodriguinho, Juninho, Martinez (Breno Cascardo), Alê (Felipe Azevedo), Benítez e Marlon (Nicolas, que saiu para entrar Éder); Mastriani. Técnico: Fabián Bustos.

Grêmio

Gabriel Grando; João Pedro, Bruno Alves, Bruno Uvini e Reinaldo; Villasanti e Pepê; Galdino (Nathan Fernandes), Cristaldo (Geromel) e Besozzi (Ferreira); Suárez. Técnico: Renato Portaluppi.

Gols
Rodriguinho (3 min 1T) e Mastriani (35 min 1T; 4 min 2T), do América; Reinaldo (17 min 1T), Everton Galdino (20 min 1T), Suárez (26 min 2T) e Cristaldo (33 min 2T), do Grêmio

Cartões Amarelos
Pepê (30 min 2T), do Grêmio

Data e horário: sábado, 28 de outubro de 2023, às 19h (de Brasília)
Local: estádio Independência, em Belo Horizonte
Público: 3.008
Renda: R$39.295,00
Motivo: 30ª rodada da Série A do Campeonato Brasileiro

Árbitro: Matheus Delgado Candançan (SP)
Auxiliares: Daniel Paulo Ziolli (SP) e Thiaggo Americano Labes (SC)
VAR: Daiane Caroline Muniz dos Santos (Fifa-SP)

Fonte: Itatiaia 

LEIA TAMBÉM