O Atlético estreou com derrota do Campeonato Brasileiro. Com vacilos na defesa, a “lei do ex” em ação, e com o goleiro Tiago Volpi em noite inspirada, o time comandado pelo técnico Cuca foi derrotado por 2 a 1, no duelo disputado neste sábado (29), na Arena do Tricolor Gaúcho. Arezo e Edenilson marcaram para os donos da casa; Rony diminuiu para o Alvinegro.
O Galo volta a campo na próxima terça-feira (1) e faz o primeiro jogo da Copa Sul-Americana. Em Cusco, no Peru, a equipe mineira encara o Cienciano a partir das 21h30 (de Brasília). Pela Série A, o próximo confronto será no sábado (6), contra o São Paulo. A partida, marcada para o Mineirão, está marcado para 16h.
O Tricolor, por sua vez, enfrenta o Sportivo Luqueño, na quarta (2), pelo torneio continental. No domingo (5), enfrenta o Ceará no Castelão, pela segunda rodada da competição nacional.
Pressão absurda
Nos primeiros dez minutos de bola rolando, o Atlético sufocou os donos da casa. Foram pelo menos cinco grandes oportunidades de abrir o marcador. O argentino Tomás Cuello, que teve as chances mais claras, parou no goleiro Volpi.
Grêmio equilibra
Apesar de o Galo seguir pressionando, o Grêmio equilibrou as ações e começou a ensaiar investidas em direção ao gol de Everson.
Gol do Grêmio
Aos 32 minutos, Arezo apareceu na área como “elemento surpresa”. Após cruzamento vindo do lado esquerdo, ele contou com desvio na defesa atleticana e, sem marcação, deu um “peixinho” para balançar a rede e tirar o zero do placar na Arena.
O tento chegou a ser anulado, com possível impedimento, mas com ajuda do árbitro de vídeo, acabou validado.
Na origem do lance, o técnico Cuca e também o capitão Hulk reclamaram de “pé alto” e lance faltoso no lateral-direito Natanael. Porém, o árbitro Raphael Claus não foi convencido pela dupla.
Galo tenta resposta
Dois minutos depois, Rony avançou em velocidade e, cara a cara com o goleiro gremista, acabou perdendo mais uma oportunidade.
‘Lei do Ex’ e o segundo gol
Aos 44, após erro de passe de Lyanco e grande vacilo da defesa do Atlético, Edenilson chutou e ampliou. O volante colocou em prática a “lei do ex” no Sul do país.
Gol anulado
Aos 6 minutos do segundo tempo, o Galo chegou a balançar a rede. Porém, o impedimento foi anotado. Lyanco, em posição irregular, ajeitou de cabeça para Rony, que faria o primeiro gol atleticano na partida.
Errou!
Acionado no lugar de Gabriel Menino, Júnior Santos perdeu grande chance nos primeiros minutos em campo. Livre, o atacante chutou em cima de Volpi.
Estreante
Aos 27, Cuca sacou Hulk e promoveu a estreia do atacante João Marcelo. Rubens entrou na vaga do zagueiro Júnior Alonso.
Pintou notificação
Aos 29 minutos, Gustavo Scarpa fez lindo cruzamento para a área. Ele achou Rony que, de cabeça, diminuiu.
Galo se joga ao ataque, sem sucesso
Mais próximo do empate, o Galo partiu para cima do Grêmio nos minutos seguintes, repetindo o “massacre” do início. Porém, com grande atuação do goleiro gremista, foi decretada a primeira derrota na competição mais importante do país.
Grêmio 2 x 1 Atlético
Grêmio
Tiago Volpi; Igor Serrote (João Lucas), Jemerson (Rodrigo Ely), Wagner Leonardo e Lucas Esteves (Viery); Camilo, Villasanti, Edenilson, Amuzu (André) e Olivera; Arezo (Pavón). Técnico: Gustavo Quinteros
Atlético
Everson; Natanael (Bernard); Junior Alonso (Rubens), Lyanco; Guilherme Arana; Alan Franco, Gabriel Menino (Júnior Santos); Gustavo Scarpa; Rony, Cuello e Hulk (João Marcelo). Técnico: Cuca
Motivo: 1ª rodada do Campeonato Brasileiro
Data: 29 de março de 2025 (sábado)
Horário: 18h30 (de Brasília)
Local: Arena do Grêmio, em Porto Alegre-RS
Gols: Arezo, aos 32 minutos do primeiro tempo, e Edenilson, aos 44, para o Grêmio; Rony, aos 29 do segundo tempo, para o Atlético
Cartões amarelos: Wagner Leonardo, Jemerson (GRE)
Público: 20.111 torcedores
Renda: R$ 1.175.089,00
Arbitragem: Raphael Claus, auxiliado por Danilo Ricardo Simon Manis e Evandro de Melo Lima
VAR: Daiane Muniz
Fonte: Itatiaia