O Cruzeiro venceu o primeiro clássico na história da Arena MRV, em Belo Horizonte. Na tarde deste domingo (22), o time celeste foi melhor que o Atlético, contou com um gol contra do zagueiro Jemerson e venceu o duelo pela 28ª rodada do Campeonato Brasileiro por 1 a 0.
O time celeste foi melhor na Arena MRV e teve as melhores chances do confronto. Mas foi num erro do zagueiro atleticano que a equipe celeste garantiu a vitória. Após cruzamento de William, Jemerson tentou cortar de cabeça, e a bola foi para o fundo das redes.
Posições
Com a vitória, o Cruzeiro se afastou da zona de rebaixamento. O time chegou ao 14° lugar, com 34 pontos, quatro a mais que o Vasco, 17° colocado.
O Atlético perdeu a chance de entrar no G4 da Série A. O time permanece na sétima posição, com 43 pontos.
Próximos jogos
O Atlético volta a campo na próxima quarta-feira (25). A partir das 19h (horário de Brasília), o Galo visita o vice-líder Bragantino, no Estádio Nabi Abi Chedid, em Bragança Paulista.
O Cruzeiro joga no mesmo dia. A equipe celeste recebe o Bahia, no Mineirão, em Belo Horizonte, às 20h (horário de Brasília).
Pressão inicial do Cruzeiro
Logo no primeiro minuto da partida, o Cruzeiro teve grande chance de abrir o placar. Após cruzamento, William dividiu com Arana, e a bola pegou no travessão de Everson.
Resposta com Hulk
O jogo estava morno, com muitos erros dos dois times, mas Hulk teve grande chance de marcar. Ele ganhou de Castan, saiu cara a cara com Rafael Cabral, mas tocou de cavadinha para fora.
Uma chance para cada
Atlético e Cruzeiro tiveram mais uma grande oportunidade de marcar. O Galo assustou com chute de Arana, que passou raspando. A Raposa levou perigo com Matheus Pereira, com finalização por cima do gol.
Poucas oportunidades, muitos cartões
Os dois times erraram muitos passes no primeiro tempo e criaram pouco. Na reta final do primeiro tempo, três cartões amarelos: Bruno Fuchs, pelo Atlético, e Neris e Jussa, pelo Cruzeiro.
Cruzeiro melhor
O Cruzeiro voltou melhor no segundo tempo e foi dominante nos primeiros minutos. Foram três boas chances, com Arthur Gomes, Lucas Silva e Bruno Rodrigues. Everson foi bem nos três lances e fez defesas importantes.
Pressão celeste
O Cruzeiro seguiu dominante no segundo tempo. Apesar de não criar grandes chances, o time celeste tinha a posse de bola e não dava qualquer espaço ao Atlético em campo.
Chance de Hulk
O Atlético teve grande chance de balançar as redes, mas Hulk cabeceou para boa defesa de Rafael Cabral.
Gol do jogo
O Cruzeiro conseguiu o gol da vitória aos 41 minutos do segundo tempo. Após cruzamento de William, Jemerson cabeceou contra para as redes de Everson e garantiu a vitória celeste por 1 a 0.
Atlético 0 x 1 Cruzeiro
Atlético
Everson; Renzo Saravia, Bruno Fuchs (Jemerson, no intervalo), Mauricio Lemos e Guilherme Arana; Rodrigo Alan Franco (Battaglia, no intervalo, depois Alan Kardec, 38 min do 2°T), Otávio, Matías Zaracho (Pavón, 15 min do 2°T) e Igor Gomes (Pedrinho, 15 min do 2°T); Paulinho e Hulk. Técnico: Luiz Felipe Scolari
Cruzeiro
Rafael Cabral; William, Neris, Luciano Castan e Kaiki (Japa, 15 min do 2°T); Matheus Jussa, Filipe Machado, Lucas Silva (Mateus Vital, 34 min do 2°T) e Matheus Pereira (Nikão, 23 min do 2°T); Arthur Gomes (Rafael Elias, 15 min do 2°T) e Bruno Rodrigues. Técnico: Zé Ricardo.
Gol: Jemerson (contra), aos 41 minutos do segundo tempo
Cartões amarelos
Atlético: Bruno Fuchs (40 min do 1°T); Zaracho (11 min do 2°T); Mauricio Lemos (44 min do 2°T)
Cruzeiro: Neris (38 min do 1°T); Jussa (41 min do 1°T); Rafael Elias (44 min do 2°T)
Motivo: 28ª rodada do Campeonato Brasileiro
Data: 22 de outubro de 2023
Horário: 16h (de Brasília)
Local: Arena MRV, em Belo Horizonte-MG
Público: 42.058
Renda: R$ 3.034.566,50
Arbitragem: Ramon Abatti Abel, auxiliado por Bruno Boschilia e Alex dos Santos.
VAR: Rafael Traci
Fonte: Itatiaia