Com bancos de sangue em baixa, Hemominas fará coleta extra no sábado em Patos de Minas

O nível preocupante dos estoques de sangue em todo o estado de Minas Gerais acendeu um alerta na Fundação Hemominas. Por esse motivo, o Hemonúcleo de Patos de Minas abrirá de forma excepcional neste sábado (9) para atendimento aos doadores de sangue. A unidade – localizada na Rua Major Gote, 1255, ao lado do Hospital Regional – estará aberta das 7h às 11h para receber os candidatos que realizaram o agendamento online.

Desde o início da pandemia, o índice de comparecimento de doadores está em queda constante em Minas Gerais. De acordo com o Hemominas, atualmente, os estoques de sangue dos tipos positivos estão, em média, 50% abaixo do ideal, enquanto os dos tipos negativos, 40%. Em especial, os bancos de sangue do tipo O positivo, O negativo e A positivo estão em situação mais crítica, mas voluntários de todos os tipos sanguíneos estão sendo convocados para doar.

Segundo a assessora de Captação e Cadastro de Doadores da Hemominas, Viviane Guerra, nos finais de ano o volume de doações historicamente cai, por ser uma época de férias escolares, festas e viagens. “Temos conhecimento que os estoques de sangue vêm sofrendo com a baixa no comparecimento de doadores desde o início da pandemia, não somente em Minas Gerais. Por isso, é de extrema importância que haja uma mobilização para que os hemocentros consigam reverter essa situação”.

Os interessados em doar sangue devem agendar o horário de atendimento online, por meio do site da Fundação Hemominas ou pelo aplicativo para celular MGapp – Cidadão. Em caso de não comparecimento, é preciso cancelar o agendamento para disponibilizar o horário a outro candidato. Durante a semana, o núcleo funciona às segundas-feiras, das 15h às 19h, e de terça à sexta-feira, das 7h às 11h.

Para doar sangue, é preciso ter entre 18 e 69 anos (para maiores de 60 anos, é preciso que a primeira doação tenha ocorrido antes dos 60), pesar mais de 50kg e estar saudável, descansado e bem alimentado. Jovens entre 16 e 18 anos também podem doar, mas é necessário preencher documentos e formalizar a autorização dos pais ou responsáveis. Além disso, outras condições e restrições para a doação precisam ser consideradas.

Para mais informações, acesse o site da Fundação Hemominas: www.hemominas.mg.gov.br

Fonte: Patos Hoje

LEIA TAMBÉM