O Dia da Consciência Negra é lembrado em 20/11 como uma oportunidade para refletir e celebrar a luta das pessoas negras contra o racismo. Para estimular esse debate, os equipamentos do Circuito Liberdade promoverão uma série de atividades especiais na semana do feriado nacional. As ações terão início na segunda-feira (18/11) e se estenderão até sexta-feira (22/11).
Os espaços participantes apresentarão uma programação especial, convidando o público a refletir sobre as diversas formas que o preconceito racial pode assumir na sociedade.
Os horários e os valores dos ingressos são variáveis. Mesmo no feriado, os equipamentos estarão abertos. Os horários de funcionamento podem ser conferidos no portal do circuito.
Programação
Na véspera do feriado (19/11), no Palácio das Artes, o Cine Humberto Mauro, em parceria com o projeto Cinema para Ação Educativa, promove a sessão especial “Negritude em Movimento”, às 17h. O evento exibe o documentário “BH Soul: A Cultura Black de Belo Horizonte”, seguido por uma roda de conversa mediada por Gabriel Lobo sobre a negritude e suas expressões culturais.
No mesmo dia, a Orquestra Sinfônica de Minas Gerais apresenta, gratuitamente, no Grande Teatro Cemig Palácio das Artes, às 12h, trechos do “Concertos da Liberdade: Dia da Consciência Negra” com as cantoras mineiras Adriana Araújo e Nath Rodrigues, sob a regência do maestro Angelo Rafael. O programa completo será interpretado no dia seguinte, a partir das 20h, com ingressos vendidos na plataforma Eventim e na bilheteria.
O educativo do Palácio das Artes realiza uma série de atividades que exploram e valorizam a experiência de pessoas negras. No dia 21/11, às 10h, acontece uma contação de história do livro “Menina Bonita do Laço de Fita”, seguida de uma roda de conversa, na Pequena Galeria Pedro Moraleida.
No dia 22/11, às 10h, a oficina “Pequenos Faraós” explora os fundamentos do Kemetic Yoga, promovendo uma prática integrativa de corpo e mente, inspirada na sabedoria ancestral do Egito Antigo. A atividade é voltada para o público entre 6 e 15 anos e será desenvolvida na Galeria Aberta Alberto da Veiga Guignard.
Além disso, a PQNA Galeria do Palácio recebe a instalação “Cuidar de Si” até o dia 22/11. As peças promovem o acolhimento, a reflexão e o empoderamento de mulheres negras em um espaço sensorial, por meio da combinação de música, poesia, desenhos e ilustrações. A exposição está aberta ao público de terça-feira a sábado, das 9h30 às 21h, e aos domingos, das 17h às 21h.
A programação completa nos demais equipamentos do Circuito Liberdade e outros equipamentos do Estado está disponível neste link.
Fonte: Agência Minas