Você sabia que pode confirmar, de forma rápida e simples, se a Cemig realmente agendou a troca do medidor de energia da sua casa? A companhia está substituindo equipamentos antigos por modelos mais modernos para garantir mais precisão no consumo, maior segurança na medição e transparência no processo de faturamento. Essa modernização já alcança clientes em todas as regiões de Minas Gerais e faz parte de um amplo programa de investimentos da empresa.

Para ter certeza da programação do serviço, o cliente pode entrar em contato pelos canais oficiais da companhia, informando o CPF do titular e o número de instalação presente na conta de energia. As opções são o WhatsApp da Cemig, no número (31) 3506-1160, ou pelo telefone 116.
“Para confirmar o serviço, o cliente deve ter em mãos o CPF do titular e o número da instalação da unidade consumidora (que começa com 300). Depois, ele deve enviar uma mensagem para o WhatsApp (31) 3506-1160, digitando ‘substituição de medidor’, ou ligar para o telefone 116. Assim, é possível confirmar se há visita agendada e evitar dúvidas sobre a legitimidade do atendimento”, explica a gerente de Relacionamento com Clientes da Cemig, Pollyana Jerusa de Freitas.
A Cemig reforça que a substituição é totalmente gratuita e que nenhum colaborador está autorizado a cobrar valores ou solicitar documentos pessoais e dados bancários durante o atendimento. Além disso, todos os profissionais da companhia e de empresas parceiras atuam uniformizados, com crachá de identificação e veículos caracterizados como “A serviço da Cemig”.
Os novos equipamentos trazem mais confiabilidade à medição, facilitam o acompanhamento mensal do consumo pelos clientes e dão agilidade ao trabalho dos leituristas, reduzindo riscos de erros e aumentando a qualidade do serviço prestado. A substituição está prevista pela resolução 1000/2021 da Aneel e reforça o compromisso da Cemig com a modernização e na transparência do serviço de distribuição de energia.
Cemig investe R$ 70 milhões na troca de medidores em 2025
Somente em 2025, a Cemig está destinando R$ 70 milhões para substituir mais de 400 mil medidores de energia em todo o estado. Os equipamentos retirados têm, em média, mais de 13 anos de uso e dão lugar a aparelhos mais modernos, que oferecem maior confiabilidade e permitem ao cliente acompanhar seu consumo de forma mais clara.
Desde janeiro de 2021, mais de 2 milhões de medidores já foram substituídos na área de concessão da empresa, que abrange 774 municípios mineiros. Com isso, a Cemig dá sequência a um projeto de longo prazo que alia inovação tecnológica, segurança e transparência no relacionamento com os clientes.
Fonte: Ascom Cemig