Casal da cidade de Vazante realiza sonho com ajuda de cursos e programas

O casal Adair Ferreira e Vânia Guimarães, de Vazante, participam de cursos e programas do Sistema FAEMG/SENAR/INAES há 12 anos. Entre eles, estão o Negócio Certo Rural e o Sucessão no Campo. Atualmente, eles estão prestes a concluir o ATeG Balde Cheio. Todas essas experiências os ajudaram a chegar a uma produção de mais de 500 litros de leite por dia, com um rebanho de aproximadamente 30 vacas, na Fazenda Marias.

A história deles com o Sistema FAEMG/SENAR/INAES coincide com o tempo de casados. Quando se conheceram, ele era operador de máquinas e ela, professora e depois agente da Agência para o Desenvolvimento de Vazante (ADVAZ). Antes de se conhecerem, ambos já compartilhavam o mesmo sonho: de se mudar da cidade para a fazenda e ter o próprio negócio rural. No amor um pelo outro, eles encontraram coragem para mudar totalmente de vida.

Vânia ganhou do pai 50 hectares de terra, e o casal adquiriu crédito rural, além dos acertos trabalhistas de cada um, para investir na atividade leiteira. “Compramos 12 vacas e começamos produzindo pouco mais de 50 litros de leite por dia. No início, foi muito difícil. A gente não tinha conhecimento algum, mas, como eu trabalhava na ADVAZ, que é parceira do Sistema FAEMG/SENAR/INAES em Vazante, sabia dos cursos e não hesitei em ir atrás, para mim e para o meu marido”, explicou Vânia.

“Os cursos e programas foram fundamentais. Hoje, a gente tem conhecimento e já implementamos o sistema de Integração Lavoura Pecuária (ILP), piquetes rotacionados e estamos sempre buscando melhorar a genética do nosso plantel. Fico na lida diária com o gado, ponho a mão na massa, enquanto minha esposa cuida de toda a gestão. Com as capacitações teóricas aliadas às práticas, tomamos todas as decisões dentro da propriedade a curto, médio e longo prazo. Só temos a agradecer”, comemorou Adair.

O plano, atualmente, é ampliar a produção para mil litros de leite por dia, mas Adair e Vânia temem não darem conta sozinhos, o que pode deixar de ser uma preocupação em breve. “Meu filho Rafael participou do Sucessão no Campo com a gente e ficou muito motivado a se juntar a nós. Atualmente, ele trabalha na cidade, mas sei que tem muito amor pelo meio rural. Estamos deixando as coisas acontecerem no tempo dele, mas acreditamos que ele vai acabar vindo dar continuidade ao nosso negócio”, contou Vânia.

“O casal é um exemplo de comprometimento, dedicação e resiliência. Eles souberam buscar, no momento certo, as instituições que pudessem ajudá-los, souberam usar os conhecimentos adquiridos e, hoje, preparam a sucessão rural e o crescimento do negócio. Realmente são um dos destaques do Noroeste de Minas e ficamos muito felizes de fazer parte dessa história”, comemorou o gerente regional do Sistema FAEMG/SENAR/INAES em Patos de Minas, Sérgio de Carvalho Coelho.

Matéria: Élcio Fonseca – Jornalista / Assessoria de Comunicação SENAR

LEIA TAMBÉM