Carros Seminovos em BH: Tendências do Mercado e Modelos Mais Procurados

O mercado automotivo nas grandes capitais do Brasil é uma verdadeira fonte de economia aquecida. Em cada cidade, os condutores tem seus carros de preferência e os modelos que mais chamam a atenção para colocar à venda e conseguir um bom dinheiro na negociação.

Em Belo Horizonte, capital de Minas Gerais, a situação não é diferente dos seus concorrentes. Por lá, os mineiros estão ligados em tudo que acontecem e, além de criar seu estilo nas pistas, também seguem algumas tendências.

Seminovos

Apesar das montadoras levarem ao mercado carros modernos e repletos de tecnologia, os preços, muitas vezes acabam assustando os compradores que decidem buscar alternativas.  Uma das mais utilizadas são os carros seminovos em BH, que tem crescido de forma expressiva nos últimos anos.

Para entendermos o cenário, em agosto deste ano, o estado registrou um aumento de 5,9% em relação ao mesmo período em 2023. No total, foram pouco mais de 170.943 veículos vendidos de acordo com o relatório da Fenauto (Federação Nacional das Associações dos Revendedores de Veículos Automotores.

Por que a compra de seminovos aumenta?

De acordo com os especialistas da área de economia, um dos motivos para esse aumento na compra e venda de seminovos se justifica pelo valor do auto. Ou seja, na hora de comprar o veículo, é mais viável desembolsar taxas menores e que entregam carros equipados da melhor forma, o que facilita o poder econômico e o risco menor de não conseguir honrar com as parcelas mensais.

Sendo assim, as concessionárias de Belo Horizonte têm tudo para lucrar e conseguir mais dinheiro com as negociações de carros seminovos nos próximos meses.

Carros Favoritos

Já que o motorista mineiro tem uma preferência por seminovos, alguns carros se destacam no município e se tornam os mais vendidos. De acordo com o relatório da Fenauto, o Fiat Palio foi o seminovo mais vendido no mês de agosto em Belo Horizonte. Foram 1.759 carros negociados. Na sequência, o Gol, a grande paixão nacional, também aparece bem colocado no ranking na segunda posição. No total, foram 1.736 emplacamentos no período. Por fim, o veículo que fecha o pódio dos seminovos em BH é o Fiat Uno, com 1.452 veículos.

E em Minas Gerais?

Se Belo Horizonte tem uma frota intensa de carros em suas avenidas, ao longo do estado a paixão por carros também aparece como uma das mais intensas. Segundo os números da Fenauto, no ambiente de toda Minas Gerais, o carro mais querido é o Gol, da Volkswagen. Em agosto de 2024, foram 10.555 unidades vendidas. O Fiat Uno ficou na vice-liderança do ranking com 7.319 unidades. Por fim, o Fiat Palio, que foi um grande sucesso na capital, conseguiu fechar o pódio no estado como o terceiro seminovo mais comercializado. No total, foram 7.145 carros vendidos durante o período do levantamento.

LEIA TAMBÉM