Carreiros e candeeiros realizam há mais de 100 anos carreata com carros de bois, de Presidente Olegário ao Santuário de Andrequicé

A tradicional Carreata com carros de bois, realizada de Presidente Olegário com destino ao Santuário de Andrequice, teve início na manhã desta quarta-feira (09/08). Os carreiros se concentraram no Parque de Exposições de Presidente Olegário e saíram em direção ao Distrito por volta das 09h00. O evento é realizado no município há mais de 100 anos. Dezessete carros de bois participam deste evento, serão três dias de viagem, com muita animação, proza, poeira e é claro muita fé em Nossa Senhora da Abadia. Todos os anos, carreiros e candeeiros percorrem mais de 50 quilômetros em seus carros de bois, mantendo viva uma tradição centenária.

A chegada dos fiéis e amantes da tradição ao Santuário de Andrequicé está prevista para acontecer na sexta-feira (11/08). No primeiro dia de viagem os carreiros percorrem aproximadamente 20 quilômetros, onde pernoitam às margens do Rio da Prata. Na quinta-feira, segundo dia de viagem, eles percorrem outros 20 quilômetros. Apesar do sol forte e da poeira, a animação e fé fica estampada nos rostos de cada participante, e não falta o companheirismo. Já durante a noite de quinta (11), o pouso será mais uma vez as margem do Rio da Prata, desta vez em um belíssimo local chamado “Balsamo”, onde fazem a travessia do rio no dia seguinte.

Durante a parada para o descanso noturno, os carreiros e candeeiros aproveitam para alimentar seus animais. Na sexta-feira (11) ultimo dia de viagem os carreiros percorrem os últimos quilômetros, com muita fé em Nossa Senhora da Abadia, e é claro já com saudade da aventura que chega ao fim, mas sem deixar de fazer planos para o próximo ano. O jornalista Hamilton Amorim e o cinegrafista André Mendonça estão acompanhando a carreata e documentando tudo em vídeo e fotos, que serão usados como documentário para o PO Notícias e Casa da Cultura de Presidente Olegário.

O Carro de boi é um dos mais primitivos e simples meios de transporte, ainda em uso nos meios rurais, utilizado para o transporte de cargas (produtos agrícolas) e pessoas. Introduzido no Brasil pelos colonizadores portugueses, o carro de boi difundiu-se por todo o país, existindo ainda no meio rural nordestino. O carro de boi foi um dos principais meios de transporte utilizados para transportar a produção das fazendas para as cidades, mas ainda é utilizado em algumas regiões do país.

Fotos: Hamilton Amorim

LEIA TAMBÉM