Campanha reforça cuidados contra dengue, zika e chikungunya

Com o conceito “Dengue, Zika vírus e Chikungunya – o cuidado com a saúde começa em casa”, a campanha publicitária lançada nessa segunda-feira (21/12) pela Secretaria de Estado da Saúde de Minas Gerais (SES-MG) busca somar esforços entre poder público e sociedade a fim de interromper o ciclo evolutivo do Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue, identificado em 97,8% dos municípios de Minas Gerais.

O objetivo é educar e conscientizar a população de que, a partir dos cuidados domésticos, começam as medidas preventivas à reprodução do mosquito transmissor das arboviroses. Atitudes simples, como limpeza de ralos, manutenção de lixeiras tampadas e a higienização com bucha de bebedouros de animais domésticos são ressaltadas na campanha.

Para o secretário de Estado de Saúde, Carlos Eduardo Amaral, a campanha é importante ferramenta para o enfrentamento das arboviroses, principalmente, em tempo de pandemia, com intuito de reduzir impactos na saúde da população. “Queremos adotar ferramentas diversas para que, combinadas, possam oferecer resultados melhores no combate aos vetores das arboviroses”, afirma.

Fases

A campanha foi dividida em duas fases: a primeira está focada nas medidas preventivas, o que as pessoas podem fazer, com ações individuais e de execução simples. A segunda fase tem como estratégia divulgar à população os principais sintomas dessas doenças e os cuidados necessários para o tratamento. “Buscamos, assim, sensibilizar as pessoas sobre a necessidade de controle do vetor, no caso, o mosquito, e mostrar como elas podem colaborar para a prevenção”, explica Carlos Eduardo Amaral.

A campanha será veiculada por meio de cartazes e folders. Pela internet, nas mídias sociais da SES-MG e do Governo de Minas (Facebook, Instagram), além de peças exclusivas para WhatsApp. Também estão previstas iniciativas de mobilização, realizadas em parceria com autoridades públicas, empresas, lideranças comunitárias, grupos sociais e voluntários.

Saiba mais em www.saude.mg.gov.br/aedes e ajude a combater o mosquito.

Cenário

Em 2020, até o dia 10/12, Minas Gerais registrou 83.668 casos prováveis (casos notificados exceto os descartados) de dengue. Desse total, 57.363 casos foram confirmados para a doença. Quanto aos óbitos, foram 12 confirmados. Ainda há outros 56 em investigação.

Em relação à febre Chikungunya, foram registrados, em 2020, até o momento, 2.763 casos prováveis. Destes, 1.181 foram confirmados. Há 3 óbitos em investigação.

Já em relação à Zika, foram registrados 413 casos prováveis. Destes, 139 foram confirmados para a doença.

Como combater o Aedes

• Lixeiras sempre tampadas;

• Quintal sem lixo e entulhos, garrafas e baldes de cabeça para baixo;

• Reservatórios de água do ar-condicionado, geladeira e umidificador secos e vazios;

• Ralos limpos e com aplicação de tela;

• Não usar pratinhos que acumulam água para vasos de planta;

• Pote para água de animais limpos com bucha ou escova;

• Canaletas e calhas limpas;

• Manutenção periódica de piscinas e caixas d’água;

• Babosa e outras plantas que acumulam água em local coberto.

• Lonas bem esticadas, evitando formação de poças d’água;

• Não utilize garrafas pet com gotejador em plantas que tenham aberturas que o mosquito possa entrar para colocar ovos.

Fonte:Agência Minas

LEIA TAMBÉM