Campanha de vacinação contra gripe e sarampo começa nesta segunda-feira (04/04)

Começa na segunda-feira (04/04), duas Campanhas Nacionais de Vacinação fundamentais: contra a Gripe e o Sarampo. Elas serão realizadas ao mesmo tempo, entre os dias 4 de abril e 3 de junho. Sendo o dia 30 de abril, o dia D de mobilização.

A Campanha Nacional contra Gripe, terá como público-alvo, na primeira etapa, idosos com 60 anos ou mais e trabalhadores da saúde. Já a Campanha de Vacinação contra o Sarampo, será voltada para crianças de 6 meses a menores de 5 anos e trabalhadores da saúde.

De acordo com informações da Secretaria Municipal de Saúde de Presidente Olegário, os interessados deverão procurar a Unidade Básica em que está cadastrado, com documento de identificação, e cartão de vacinas em mãos, e para os profissionais, comprovante da atividade funcional na área da saúde.

SOBRE A INFLUENZA (GRIPE)

A influenza, também conhecida como gripe, é uma infecção viral aguda que afeta o sistema respiratório. O vírus é altamente transmissível e pode fazer com que a pessoa infectada evolua para formas graves da doença e, até mesmo, venha a falecer em decorrência dela. Esses quadros graves ocorrem com maior frequência nas pessoas que apresentam fatores ou condições de risco para as complicações da infecção. Por isso, a importância da vacinação dos que fazem parte dos grupos prioritários.

A transmissão da gripe ocorre de forma direta por meio das secreções das vias respiratórias de uma pessoa contaminada ao espirrar, ao tossir ou ao falar; ou por meio indireto pelas mãos que, após contato com superfícies recentemente contaminadas por secreções respiratórias de um indivíduo infectado, podem carregar o vírus diretamente para a boca, nariz e olho.

SOBRE O SARAMPO 

O sarampo é uma doença extremamente contagiosa, uma pessoa infectada com o vírus pode transmiti-lo para até outras dezesseis não vacinadas. A transmissão ocorre de pessoa a pessoa pela tosse, fala, respiração ou espirros de uma pessoa doente, podendo causar febre, irritação nos olhos, mal-estar, coriza e manchas vermelhas na pele, além de complicações que podem levar à morte, principalmente em crianças menores de um ano de idade.

A única forma de evitar o sarampo é por meio da vacinação. Por esse motivo, a importância de estimular a atualização da caderneta de vacinação, especialmente neste período de queda das coberturas vacinais.

Fonte: Ascom PMPO

LEIA TAMBÉM