Publicidade

Câmara aprova subvenção de R$ 450 mil ao Consep para manutenção e custeio do sistema de monitoramento por câmeras “Olho Vivo”

OUVIR MATÉRIA
00:00
--:-- 🔊

Uma subvenção de R$ 450 mil ao Conselho Comunitário de Segurança Pública de Presidente Olegário (Consep) foi aprovado durante reunião da Câmara realizada nesta terça-feira (3).

Publicidade

De acordo com o Projeto de Lei 001/2026 do Executivo Municipal, aprovado por unanimidade, o valor será usado na manutenção e custeio do sistema de monitoramento por câmeras “Olho Vivo” no município.

O projeto de instalação de câmeras com Inteligência Artificial (IA), capazes de fazer reconhecimento facial e também a leitura de placas de veículos já estão sendo instaladas em diferentes pontos da cidade e nos distritos de Ponte Firme e Santiago.

Ao todo, são 30 equipamentos previstos no primeiro momento. A instalação é uma parceria entre a Prefeitura, Polícia Civil e Polícia Militar; e o Conselho Comunitário de Segurança Pública e Meio Ambiente de Presidente Olegário (Consep).

Conforme a administração pública, a tecnologia vai poder ser usadas no auxílio a investigações, dados de segurança e também busca por desaparecidos.

Segundo a Prefeitura, as câmeras de reconhecimento facial e de leitura de placas de veículo serão priorizadas em locais de grande movimentação conforme definição das forças de segurança do município. As ferramentas também fazem gravações em 360º.

A justificativa do projeto, que foi proposto pelo Executivo, a medida se justifica pelo relevante interesse público e social envolvido, uma vez que o Sistema Olho Vivo, constitui importante instrumento de prevenção, repressão e apuração de delitos contribuindo significativamente para o fortalecimento da segurança pública, proteção do patrimônio público e privado e tranquilidade da população.

A 1ª Reunião Extraordinária do ano de 2026 está disponível nas redes sociais do Legislativo neste link. Os vereadores não recebem por participação em reunião extra.

Fonte e Foto: Assessoria de Imprensa da Câmara Municipal

Publicidade

LEIA TAMBÉM

Publicidade