O Botafogo venceu o Palmeiras por 3 a 1, no Allianz Parque, e reassumiu a liderança da Série A do Campeonato Brasileiro nesta terça-feira (26). Os gols do jogo foram marcados por Gregore, Savarino, Adryelson e Richard Ríos.
+ Veja a tabela e a classificação atualizada do Campeonato Brasileiro
Aos 24 minutos do segundo tempo, quando a placar marcava 1 a 0 para o Botafogo, o lateral Marcos Rocha foi expulso, e o Glorioso ampliou logo em sequência – aos 27′. Richard Ríos descontou no final.
As equipes estavam empatadas com 70 pontos antes da “final” do Brasileirão, mas o Palmeiras estava à frente pelo número de vitórias e agora cai para a segunda posição. O Botafogo, agora com 73, lidera sozinho a competição nacional.
O próximo jogo do Botafogo é a final da Copa Libertadores contra o Atlético, neste sábado (30), às 17h, no Mâs Monumental, em Buenos Aires, na Argentina. O Verdão, por sua vez, volta a jogar na próxima quarta-feira (4), contra o Cruzeiro, no Mineirão.
Botafogo acerta estratégia e marca
O time de Artur Jorge enfrentou dificuldades para balançar as redes em defesas fechadas em jogos anteriores e mudou a postura. O Palmeiras teve mais a bola nos primeiros 20 minutos e criou chances, enquanto o Botafogo optou por se defender e contra-atacar. Em uma escapada, a equipe conquistou sequência de escanteios e, após bela jogada ensaiada, Gregore recebeu na área e bateu de primeira para abrir o placar.
Palmeiras se perde, e Botafogo desperdiça chance de ampliar
O Palmeiras ameaçou uma reação ao acertar bola na trave logo depois de sofrer o gol, mas o lado psicológio do time parece ter ruído. Falhas técnicas, individuais e erros de marcação concederam ainda mais espaço ao Botafogo, que poderia ter ampliado se fosse mais agressivo.
Marcos Rocha é expulso, e Botafogo mata o jogo
Em confusão dentro da área antes de escanteio para o Botafogo, Marcos Rocha deixou o braço e atingiu de raspão o rosto de Igor Jesus. Após revisão no VAR, o árbitro Wilton Pereira Sampaio apresentou cartão vermelho ao lateral direito do Palmeiras.
Depois, o Botafogo aumentou o domínio sobre o Palmeiras e ampliou com Savarino. Após cobrança de escanteio, Adryelson inaugurou a goleada. No entanto, Richard Ríos descontou no final em finalização de longe.
Palmeiras 1 x 3 Botafogo
Escalação do Palmeiras
Weverton; Marcos Rocha, Gustavo Gómez, Vitor Reis e Caio Paulista; Aníbal Moreno (Maurício), Richard Ríos e Raphael Veiga (Mayke); Estêvão (Gabriel Menino), Rony (Dudu) e Felipe Anderson (Flaco López). Técnico: Abel Ferreira.
Escalação do Botafogo
John; Vitinho, Bastos (Adryelson), Barboza e Alex Telles (Marçal); Gregore, Marlon Freitas e Almada (Eduardo); Savarino, Luiz Henrique (Matheus Martins) e Igor Jesus (Júnior Santos). Técnico: Artur Jorge.
- Motivo: 36ª rodada da Série A do Campeonato Brasileiro
- Data e horário: 26 de novembro de 2024 (terça-feira), às 21h30 (de Brasília)
- Local: Allianz Parque, em São Paulo
- Árbitro: Wilton Pereira Sampaio (Fifa-GO)
- Auxiliares: Bruno Raphael Pires (Fifa-GO) e Bruno Boschilia (Fifa-PR)
- VAR: Wagner Reway (Fifa-RN)
- Gols: Gregore (18 minutos/1ºT), Savarino (27 minutos/2º T), Adryelson (44 minutos/2ºT) e Richard Ríos (47 minutos/2ºT)
- Cartões amarelos: Gustavo Gómez e Mayke (Palmeiras); John, Barboza, Alex Telles e Almada (Botafogo)
- Cartões vermelhos: Marcos Rocha (Palmeiras)
- Público e renda: 31.753 pessoas e R$ 3.284.958,13
Fonte: Itatiaia