Atlético vence Rosario e confirma classificação às oitavas da Libertadores

O Atlético está garantido nas oitavas de final da Copa Libertadores 2024. Em noite sem torcida no estádio Gigante Arroyito, em Rosario, na Argentina, o time comandado por Gabriel Milito dominou o Rosario Central e derrotou os donos da casa por 1 a 0. Com o gol de Paulinho, o Galo está matematicamente classificado para a próxima fase do torneio de clubes mais importante da América do Sul.

Com 100% de aproveitamento na competição (quatro vitórias em quatro jogos), o Alvinegro volta a campo na próxima terça-feira (14). Em Montevidéu, medirá forças dessa vez com o Peñarol pela quinta rodada.

A equipe teria compromisso no sábado (11), pelo Campeonato Brasileiro, mas o duelo com o Grêmio acabou adiado. O confronto, marcado para a Arena MRV, não ocorrerá devido às consequências trazidas pelas chuvas no Rio Grande do Sul.

Festa do lado de fora

Antes de a bola rolar, milhares de torcedores do Rosario se concentraram numa praça próxima ao estádio para recepcionar a delegação. Apesar do confronto com a polícia, num início de confusão, os “Canallas” fizeram uma festa bonita para demonstrar apoio ao time.

Cabe lembrar que, devido ao incidente ocorrido no empate por 1 a 1 com o Peñarol, quando o lateral Maxi Olivera foi atingido por uma pedra no rosto, atirada por um torcedor, o Central acabou punido pela Conmebol. Além de multa, o time argentino ficou proibido de abrir os portões e comercializar ingressos para a partida.

Mudança na zaga

Ao contrário do que se esperava, Milito fez uma formação diferente na zaga. Em vez de Jemerson, titular na maioria dos jogos em 2024, o treinador optou pela entrada de Bruno Fuchs para ser o companheiro de Rodrigo Battaglia.

Galo intenso

Nos 20 primeiros minutos de jogo, o Atlético foi o dono das ações e criou pelo menos duas oportunidades de abrir o marcador; uma com Gustavo Scarpa e outra com Paulinho. O primeiro chutou na rede pelo lado de fora. O segundo, por sua vez, obrigou o goleiro adversário a fazer grande defesa e espalmar para escanteio.

Quase Hulk!

Aos 25 minutos, Hulk bateu falta colocada e por pouco não marcou. A bola, caprichosamente, acertou o travessão de Broun.

Atlético segue melhor

Nos minutos seguintes, a tônica da etapa inicial se manteve. Battaglia, em cabeceio aos 35, quase deixou o dele. Foi mais uma grande oportunidade dos visitantes.

Os donos da casa, por outro lado, seguiam sem criatividade para quebrar as linhas do adversário e levar perigo a Everson.

Segundo tempo

Na volta do intervalo, o Rosario chegou com postura diferente e partiu para cima nos minutos iniciais. Ao contrário do que fizera nos 45 minutos iniciais, os donos da casa tentaram se impor desde o início.

Substituições de Milito

Para tentar abrir o placar e chacoalhar a equipe, Milito sacou Scarpa, Zaracho e Hulk, e promoveu as entradas de Alisson, Igor Gomes e Vargas.

Gol do Galo!

Aos 41 minutos, Paulinho tabelou com Alisson. O prata-da-casa deu passe rasteiro, Vargas ajeitou, e o camisa 10 estufou a rede, anotando seu 12º tento em Libertadores pelo Galo.

Rosario Central 0 x 1 Atlético

Rosario

Jorge Broun; Damián Martínez (Coronel), Carlos Quintana, Facundo Mallo e Agustín Sández; Kevin Ortiz, Jonatan Gómez (Lovera) e Ignacio Malcorra; Tomás O’Connor (Ibarra), Jaminton Campaz (Giaccone) e Ignacio Modica. Técnico: Miguel Ángel Russo

Atlético

Everson; Saravia, Battaglia, Bruno Fuchs e Arana; Otávio, Franco, Zaracho (Igor Gomes) e Scarpa (Alisson); Paulinho (Pedrinho) e Hulk (Vargas). Técnico: Gabriel Milito.

Gols: Paulinho, aos 41 minutos do segundo tempo, para o Atlético
Cartões amarelos: Damián Martinéz (ROS); Saravia, Battaglia, Paulinho, Vargas (CAM)

Motivo: 4ª rodada do Grupo G da Copa Libertadores
Estádio: Gigante Arroyito, em Rosario
Data e horário: terça-feira, 7 de maio, às 19h (horário de Brasília)

Árbitro: Piero Maza (CHI)
Assistentes: Claudio Urrutia (CHI) e Juan Serrano (CHI)
Var: Juan Lara (CHI)

Fonte: Itatiaia

LEIA TAMBÉM