Numa partida recheada de emoções, o Atlético venceu o Bucaramanga pelo placar mínimo na noite desta quinta-feira (17), no Estádio Américo Montanini, em Bucaramanga. Foi o jogo de ida dos playoffs da Copa Sul-Americana.

A vitória atleticana foi dramática. Isso porque logo no início do segundo tempo, Alan Franco recebeu o segundo cartão amarelo e foi expulso.
Mas, pouco tempo depois, Igor Gomes, que entrou na etapa complementar, foi agarrado dentro da área e o juiz assinalou pênalti. Hulk converteu e garantiu a vitória para o Galo.
Com o triunfo, o Atlético joga por um empate no jogo de volta, na Arena MRV, em Belo Horizonte, no próximo dia 24.
Primeiro tempo apagado do Galo
O Atlético sofreu nos primeiros 15 minutos de partida, com o adversário pressionando e o time alvinegro errando a saída de bola. Foram quatro chutes ao gol do Bucaramanga, sendo dois no gol, durante o período. O Galo, por sua vez, teve uma finalização para fora.
A primeira boa chegada do Atlético foi aos 30 minutos, quando Lyanco fez um ótimo passe para Natanael pela direita. O lateral se aproximou da área adversária, cruza, Dudu recebeu, mas não consegue finalizar. A bola ficou viva na área até a defesa do Bucaramanga fazer o corte.
No minuto seguinte, o Bucaramanga teve a melhor chance do primeiro tempo. Em jogada pela esquerda, Londoño deu um toque para a área e Everson tirou, mas Sambueza pegou de primeira e Lyanco bloqueou quase na linha do gol. No rebote, o camisa 10 do time colombiano finalizou para fora.
Aos 36 minutos, houve mais uma grande chance para o Bucaramanga. Gil foi lançado pela esquerda e achou ótimo passe para Pons na área. De primeira, o atacante finalizou com categoria, mas Everson fez uma grande defesa e salvou o Atlético.
O Atlético passou o primeiro tempo inteiro sem finalizar no gol. Já o Bucaramanga obrigou o Everson a fazer sete defesas na etapa inicial.
“Montanha-Russa” no segundo tempo
Com apenas quatro minutos da volta do intervalo, o Atlético conseguiu o que não fez durante todo o primeiro tempo: chutou ao gol do Aldair Quintana. Rony foi acionado pela direita, dentro da área, e soltou o pé, mas o goleiro fez uma boa defesa.
Aos seis minutos da etapa complementar, Alan Franco foi expulso por conta de uma falta em Sambueza. Ele já tinha recebido cartão amarelo no primeiro tempo justamente por uma infração sobre o meia do Bucaramanga.
Aos 18, Igor Gomes recebeu a bola no campo de ataque, entrou na área e foi agarrado. O árbitro marcou pênalti. Hulk converteu e garantiu a vitória atleticana.
No fim da partida, aos 42 minutos, Bayron Duarte discutiu com Igor Gomes. Ambos chegaram a se trombar de peito e foram amarelados. Como o jogador do Bucaramanga já tinha amarelo, ele foi expulso.
Bucaramanga 0 x 1 Atlético
Bucaramanga
Aldair Quintana; Bayron David, Carlos Henao, Jefferson Mena e Fredy Hinestroza (Carlos de las Salas); Edwin Fabricio Castro e Aldair Enrique Zárate (Leonardo Flores); Fabel Gil (Juan Mosquera), Kevin Londoño (Jhon Vásquez) e Fabián Sambueza; Luciano Pons. Técnico: Leonel Álvarez.
Atlético
Everson; Natanael (Igor Rabello), Lyanco, Junior Alonso e Guilherme Arana; Alan Franco, Gabriel Menino (Ivan Román) e Gustavo Scarpa (Rômulo); Dudu (Igor Gomes), Rony e Hulk (João Marcelo). Técnico: Cuca.
Gols: Hulk (Atlético)
Cartões amarelos: Carlos Henao, Bayron Duarte e Fredy Hinestroza (Bucaramanga); Gustavo Scarpa, Alan Franco, Igor Gomes e João Marcelo (Atlético)
Cartões vermelhos: Alan Franco (Atlético) e Bayron Duarte (Bucaramanga)
Motivo: jogo de ida dos playoffs da Copa Sul-Americana
Data e horário: 17 de julho (quinta-feira) de 2025, às 21h30 (de Brasília)
Local: Estádio Américo Montanini, em Bucaramanga, na Colômbia
- Árbitro: Alexis Herrera (VEN)
- Assistentes: Lubin Torrealba (VEN e Alberto Ponte (VEN)
- Árbitro de vídeo: Angel Arteaga (VEN)
Fonte: Itatiaia