O Atlético conseguiu a primeira vitória fora de casa pelo Brasileirão nesta segunda-feira (5), contra o Juventude. O placar de 1 a 0 no Estádio Alfredo Jaconi, em Caxias do Sul, também foi a primeira derrota da equipe gaúcha diante da torcida na temporada.
Gustavo Scarpa foi essencial para o time mineiro e abriu o marcador no primeiro tempo. Everson fez defesas importantes. Na segunda etapa, o Ju pressionou pelo empate, mas não conseguiu ser efetivo.
Com o resultado, o Galo deixou a zona de rebaixamento e termina a sétima rodada da competição nacional na 10ª colocação com nove pontos. Já o Papo estaciona com sete, no 15º lugar.
Juventude 0x1 Atlético: como foi o jogo
O duelo foi dominado pelo Atlético até a metade do segundo tempo, quando o Juventude passou a pressionar e quase empatou. Nenê até colocou a bola na rede, mas não valeu.
Início fulminante e gol impedido do Atlético
O primeiro lance de perigo foi aos 9 minutos. Scarpa chegou na entrada da área pelo meio, tocou para a direita e achou Natanael. O lateral chutou para defesa de Marcão. Na sobra, um bate rebate quase parou no fundo do gol do Ju, mas Ewerthon salvou em cima da linha.
Em seguida, Scarpa errou um passe para trás que parou em Mandaca, do Juventude, livre. O jogador driblou Everson, que saiu adiantado do gol, arrematou pelo alto e viu Rubens salvar de cabeça.
Aos 11, um novo lançamento terminou com Rony na cara do gol. O atacante só tirou de Marcão e abriu o placar para o Galo. O VAR, porém, chamou o árbitro, que assinalou o impedimento.
Um pouco depois, aos 19, os donos da casa chegaram com perigo. Ewerthon foi até a linha de fundo pelo lado direito e cruzou rasteiro para Gilberto. O camisa não alcançou a bola.
O lá e cá continuou, com um contra-ataque dos visitantes no mesmo minuto. Scarpa invadiu a área, mas foi travado na hora do chute. A bola foi para escanteio. Na cobrança, o camisa 10 bateu fechado e assustou o Juventude. Os jogadores e comissão técnica do Atlético chegaram a comemorar no banco de reservas, achando que poderia ter entrado.
Grande defesa de Everson
Com 23 minutos, Gilberto soltou uma bomba de longe quase no ângulo. Everson, bem posicionado, foi até lá em cima e protagonizou uma grande defesa.
O lance chamou a atenção pela elasticidade do goleiro, que espalmou com as duas mãos para a linha de fundo.
Atlético abre o placar e passa a dominar o jogo
Scarpa, presente em praticamente todas as jogadas do time treinado por Cuca, sofreu uma falta de Mandaca na intermediária. Na cobrança realizada aos 30 minutos, o atleta cruzou fechado na área. A bola bateu na defesa do Juventude e morreu no fundo do gol: 1 a 0 para o Atlético.
Apesar do desvio em Marcos Paulo, o gol foi concedido para o camisa 10 do Galo. Foi o segundo dele na temporada, o primeiro no Brasileirão.
Um pouco depois, Caio Paulista teve a chance de ampliar. O lateral-esquerdo ficou na cara do gol, tocou por cobertura de Marcão e viu a bola ser afastada em cima da linha por Marcos Paulo.
Com 41, Marcão defendeu um arremate de Rubens. Na sequência, o jogador novamente quase ampliou, após recuperar a bola e chutar cruzado para fora.
Segundo tempo
Logo no começo da etapa complementar, Cuello chegou bem e chutou rasteiro para defesa de Marcão. O Atlético seguiu buscando ampliar o marcador, enquanto o Juventude tentava sair em contra-ataque.
Aos 10, Cuello cortou a zaga e arrematou para uma nova boa defesa do goleiro do Juventude.
Alguns minutos depois, o Galo rondou a área de ataque em uma jogada que terminou no cruzamento de Scarpa para Rony. O atacante perdeu a chance de cabeça.
Os treinados de Cuca seguiram ofensivos. Com 19, Natanael ‘fuzilou’ para Marcão espalmar. A pressão continuou, e Scarpa soltou um foguete que parou na zaga da equipe gaúcha. Na sobra, Igor Gomes pegou mal na bola e mandou para a linha de fundo.
Nenê marca, mas árbitro sinaliza toque de mão
Aos 24 do segundo tempo, Ênio recebeu, dominou com a mão pela direita, girou no marcador e cruzou para Nenê. O veterano só colocou para o fundo da rede e deixou tudo igual. Porém, o árbitro foi avisado pelo VAR do toque irregular na origem da jogada.
O Juventude passou a gostar mais do jogo. Logo em seguida, Nenê apareceu novamente para chutar de fora da área. O goleiro Everson espalmou com a ponta dos dedos para fora.
Com 31, Marcos Paulo soltou uma bomba para uma grande defesa de Everson, mais uma na partida.
Árbitro marca pênalti para o Juventude, mas volta atrás
Aos 34, Jadson apareceu na ponta direita e cruzou com perigo. Dentro da pequena área, Natanael tocou com a mão na bola. Pênalti marcado para o Juventude.
Após a marcação, o VAR analisou e marcou impedimento. Nas linhas traçadas, Ênio estava adiantado.
O Atlético quase fez o segundo no último lance. João Marcelo, que entrou no fim, chutou na trave. Depois da jogada, o árbitro confirmou o impedimento.
O Juventude seguiu pressionando, mas o placar ficou por isso mesmo: 1 a 0 para o Atlético, a primeira vitória da equipe mineira fora de casa no Brasileirão.
Juventude 0 x 1 Atlético
Juventude
Marcão; Ewerthon, Wilker Ángel, Marcos Paulo e Alan Ruschel (Giovanny, 44 2ºT); Daniel Giraldo (Nenê, intervalo), Jadson, Mandaca (Caíque, 23 2ºT) e Jean Carlos (Batalla, intervalo); Ênio e Gilberto (Gabriel Taliari, 23 2ºT). Técnico: Fábio Matias.
Atlético
Everson; Natanael; Rômulo, Alonso e Caio Paulista (Victor Hugo, 48 2ºT); Rubens; Fausto Vera, Igor Gomes (Palacios, 37 2ºT) e Gustavo Scarpa; Tomás Cuello (Bernard, 48 2ºT) e Rony (João Marcelo, 44 2ºT). Técnico: Cuca.
- Motivo: 7ª rodada do Campeonato Brasileiro
- Data e horário: 05 de maio de 2025 (sábado), às 20h (de Brasília)
- Local: Estádio Alfredo Jaconi, em Caxias no Sul
- Árbitro: Bruno Pereira Vasconcelos (BA)
- Auxiliares: Alessandro Álvaro Rocha de Matos (BA) e Daniella Coutinho Pinto (BA)
- VAR: Diego Pombo Lopez (BA)
- Gol:
Scarpa (30min 1ºT), do Atlético - Cartões amarelos:
Jadson (39min 2ºT), Ewerthon (47min 2ºT), do Juventude
Everson (51min 1ºT), Alonso (46min 2ºT), do Atlético
Fonte: Itatiaia