Um marco para o esporte da cidade de Lagoa Formosa. É assim que está sendo vista pelos lagoenses a conquista da medalha de campeão europeu de Jiu-Jítsu pelo atleta Lucas Santos, de 38 anos. O campeonato realizado pela Federação Internacional foi disputado no final de janeiro de 2024 na capital Paris, na França, e contou com participação de lutadores de todas as partes do mundo. Nossa reportagem esteve com ele na tarde desta quarta-feira (31/1) e conheceu um pouco de sua trajetória no esporte.
Natural de Lagoa Formosa, Lucas dos Santos Pereira, começou no esporte aos 24 anos na cidade de Vigo, na Espanha, onde morou por 8 anos. Em 2014, de volta à cidade natal, ele abriu uma academia e começou a ensinar Jiu-Jítsu, mas não ficou por aí. O atleta conciliou as aulas com os treinamentos na academia Kiai na cidade de Patos de Minas, onde aprimora sua capacidade técnica.
Em 2023, após disputar várias categorias no Brasil e conquistar o primeiro lugar em todos os campeonatos que participou nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília, ele se filiou numa federação mundial. Com isso, inicialmente, ele foi campeão sul-americano de Jiu-Jítsu da categoria em que ele compete. Atualmente Lucas Santos ocupa o segundo lugar mundial, na categoria faixa Marrom Master Super Pesado.
Mas desta vez, o objetivo do atleta foi maior, e no dia 27 de janeiro ele disputou o Campeonato Europeu de Jiu-Jítsu realizado em Paris. O atleta fez duas lutas contra competidores da Itália e Alemanha e venceu todas, obtendo a maior conquista de sua carreira até o momento.
E não para por aí. Os próximos compromissos de Lucas Santos já estão agendados. Em abril ele disputará o Campeonato Brasileiro de Jiu-Jítsu em São Paulo e no mês de setembro ele novamente representará o país no Campeonato Mundial da categoria nos Estados Unidos.
Por: Vanderlei Gontijo