Associação de Municípios do Alto Paranaíba elabora consórcio para regularização de serviços de abate de animais

A Associação dos Municípios da Microrregião do Alto Paranaíba (Amapar) anunciou, nesta segunda-feira (13), a elaboração de um consórcio para a criação de um modelo único para a regularização de serviços para abate de animais. O projeto busca evitar atividades clandestinas que não seguem padrões de higiene.

A Amapar é formada por 12 cidades da região e todas têm a oportunidade de fazer parte do consórcio. O projeto ainda está em elaboração e, posteriormente, será apresentado aos municípios associados.

De acordo com o veterinário Pedro Pinheiro, responsável pelo Serviço de Inspeção Municipal (SIM) de Patos de Minas, a medida permitirá que a carne processada em um município seja comercializada em outro.

“A proposta consiste em um projeto para abate frigorífico de 50 animais por dia. O consórcio vai disponibilizar o projeto para os 12 municípios associados. A cidade que tiver interesse vai receber o projeto gratuitamente e poderá construir uma unidade, o que não significa que todos vão construir, pois um frigorífico pode atender mais de um município”, explicou Pinheiro.

Ainda segundo o veterinário, a região tem dois frigoríficos registrados com Serviço de Inspeção Estadual, sendo um em Patrocínio e o outro em São Gotardo. No entanto, apenas o segundo presta serviço para outros municípios.

“O frigorífico de São Gotardo já não consegue mais atender toda a demanda. Ele não vai aderir ao projeto, pois já tem registro estadual, e já pode vender em todo o estado. Temos um frigorífico em João Pinheiro, que está limitado à venda somente no município. A ideia é que João Pinheiro faça a adesão ao consórcio e assim, os produtos processados lá possam ser vendidos em Patos de Minas, por exemplo”, completou.

Fonte:G1

LEIA TAMBÉM