Após reunião, CBF demite Dorival Júnior e começa procura por novo técnico

Confederação Brasileira de Futebol (CBF) confirmou, nesta sexta-feira (28), a demissão do técnico Dorival Júnior. O comandante, que assumiu em janeiro de 2024, comandou a Seleção por 16 jogos com 7 vitórias, 7 empates e duas derrotas. Foram 25 gols marcados e 17 gols sofridos.

A decisão pelo desligamento do treinador ocorreu após uma reunião da sede da CBF, no Rio de Janeiro. Ednaldo Rodrigues optou por encerrar o trabalho do treinador brasileiro à frente da Seleção.

O presidente fez um breve ponunciamento comunicando a novidade. Segundo o dirigente, a busca pelo substituto começou agora.

“Conforme tinha comunicado na terça-feira, após o jogo, que falaria no dia seguinte, e falamos com o Dorival Júnior e o Rodrigo Caetano. A CBF, nesse momento, anuncia que encerrou o ciclo do Dorival Júnior. A gente agradece muito pelo trabalho que ele desempenhou à frente da Seleção Brasileira, e a gente deseja para ele todo o sucesso em novos desafios em sua carreira”, destacou o dirigente.

“A partir de agora, vamos trabalhar na busca de um substituto. Tudo que era colocado, que tinha contato com A, com B, com C, isso não passou nem pelo presidente, nem por ninguém que o presidente tenha determinado. A partir de agora, sim, vamos buscar o substituto para dar continuidade ao trabalho na Seleção Brasileira. Oportunamente, estaremos informando a vocês quem é o substituto”, finalizou.

A última partida foi a vexatória derrota diante da Argentina por 4 a 1, no dia 25 de março, pela 14ª rodada das Eliminatórias para a Copa do Mundo. Dorival comandou o Brasil na Copa América de 2024 e foi eliminado nas quartas de final, nos pênaltis, para o Uruguai.

O Brasil está na 4ª colocação das Eliminatórias com 21 pontos conquistados. A Argentina, líder e já classificada, tem 31 pontos. Os seis primeiros garantem vaga direta para a Copa do Mundo, enquanto o sétimo lugar disputará repesacagem.

Quem assume?

Não há um claro favorito para assumir o cargo de técnico da Seleção Brasileira. Ednaldo Rodrigues tem como nome favorito Carlo Ancelotti, técnico do Real Madrid-ESP.

No entanto, o italiano tem contrato com o clube merengue até junho de 2026. Ancelotti chegou a negociar para assumir a Seleção antes de Dorival Júnior, mas o movimento foi travado pelo Real Madrid. O técnico italiano afirmou que não foi procurado pela CBF nos últimos dias.

Dorival substituiu Fernando Diniz

Dorival Júnior foi escolhido como treinador após um desempenho ruim de Fernando Diniz nos seis jogos que fez comandando a Seleção Brasileira, todos pelas Eliminatórias para a Copa de 2026. Foram duas vitórias, um empate e três derrotas. O time estava na sexta colocação do qualificatório, com sete pontos, no limite para se classificar ao Mundial.

Ele não foi a primeira opção. Em dezembro de 2023, o preferido de Ednaldo para o cargo, Carlo Ancelotti, mas o italiano renovou o contrato com o Real Madrid, da Espanha, até 2026. O experiente treinador europeu conversou algumas vezes em 2023 com Ednaldo. A CBF chegou a falar de valor de salário e tempo de contrato com o estafe do treinador, mas ele preferiu ficar na Europa.

Copa América ‘ligou alerta’

Dorival tinha como primeira grande missão a participação na Copa América de 2024. Após uma sequência invicta em amistosos (venceu Inglaterra e México, empatou com Espanha e Estados Unidos), a equipe chegou aos Estados Unidos para a disputa do torneio continental.

Na fase de grupos, empatou contra a Costa Rica, goleou o Paraguai e empatou contra a Colômbia. A Seleção apresentava algumas dificuldades, mas se classificou para as quartas de final. Após empate por 0 a 0 com o Uruguai, foi eliminada nos pênaltis.

Pressão após derrota contra a Argentina

Depois da Copa América, a Seleção continuou oscilando em relação ao desempenho apresentado em campo. O time venceu o Equador, Chile, Peru e Colômbia, empatou com Venezuela e Uruguai. As derrotas vieram diante do Paraguai e Argentina, como visitantes.

A atuação no clássico diante dos Argentinos rendeu muitas críticas ao comandante. Ao final do jogo, assumiu a responsabilidade pela goleada sofrida, admitiu estar pressionado, mas garantiu ter confiança para recuperar o bom rendimento.

Fonte: Itatiaia 

LEIA TAMBÉM