Após matéria do PO Notícias, Prefeitura de Presidente Olegário recolhe lixo em Loteamento e pede ajuda à população

Após matéria publicada pelo Portal PO Notícias, a Prefeitura de Presidente Olegário, realizou nesta terça-feira (11/08) a retirada de uma grande quantidade de lixo, que havia sido descartado pela população em uma rua do Loteamento Sobradinho e Setor Industrial II.

Segundo o encarregado da Usina de Recilcagem, Jones dos Santos “Chatinho”, que ao ficar sabendo da matéria publica, providenciou a limpeza do local nesta terça-feira. Ele disse ainda que quem quiser descartar lixo, móveis velhos podem levar na Usina de Reciclagem, se não tiver como é só ligar neste número (34) 9 9667-6359, que eles buscam.

De acordo com as autoridades o caso é um problema social, sendo que na maioria das vezes nenhuma pessoa ou mesmo a Polícia Ambiental flagra a ação dos indivíduos que fazem de lotes vagos e das margens da estrada depósito de lixo clandestino. “A população tem que contribuir, denuncie quem está jogando lixo de forma irregular, estamos fazendo nossa parte, mas precisamos da ajuda e conscientização da população”, finalizou Jones “Chatinho”.

Lembramos que Jogar lixo urbano, sucatas e entulhos às margens das rodovias e estradas podem resultar em multas e até responsabilização criminal do autor, com enquadramento na legislação ambiental, segundo a Polícia Militar Ambiental (PMA). Além de sujar a cidade e município, quem despeja lixo ou entulho em via pública ou rural, demonstra falta de educação, é também considerada uma contravenção penal prevista no artigo 54 da Lei 9.605/98 que aplica pena de reclusão de 1 a 4 anos e multa.

E ainda, conforme o Decreto Nº 61, a pessoa que for flagrada jogando lixo nas vias públicas poderá pagar multa de até R$ 5 mil reais.

LEIA TAMBÉM