Após inédita cirurgia de catarata, onça-parda se recupera em Patos de Minas para voltar à natureza

Kiara, a onça-parda que em novembro passou por uma cirurgia de catarata no Hospital Veterinário de Uberaba (HVU), se recupera no Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetras), em Patos de Minas.

O procedimento até então inédito no país, apesar de delicado, foi um sucesso, comemoraram os cirurgiões.

De acordo com o Cetras, o pós-operatório da onça-parda, que agora completa 1 ano de vida, envolve aplicação de colírios e testes de visão.

Por enquanto, objetos coloridos, espalhados pelo recinto, são a companhia de Kiara, mas o objetivo é que aos poucos, ela se acostume com ambientes diferentes e maiores.

O veterinário que acompanha Kiara desde que ela chegou ao Cetras com 15 dias de vida, faz contagem regressiva para a onça-parda voltar à natureza.

“A gente busca como meta colocar ela em vida livre não só como uma questão pessoal […] Mas também para mostrar para outros colegas que a gente pode se dedicar mais, correr atrás de outras alternativas para que outros animais como a Kiara que talvez ficassem condicionados a ficar em cativeiro o resto da vida, tenham uma segunda chance”, disse Rafael Barros.

Fonte:G1 Triangulo 

LEIA TAMBÉM