Anvisa inicia análise de primeiro pedido de registro de vacina contra a covid-19 no Brasil

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) iniciou a análise do primeiro pedido de registro de uma vacina contra a covid-19 no Brasil. O anúncio foi feito nesta quinta-feira, dia em que o Senado aprovou uma Medida Provisória que destina R$ 4 bilhões ao Ministério da Saúde para serem utilizados em ações de enfrentamento da pandemia.

A agência simplificou, nessa quarta (30), o processo para imunizantes contra a doença, dando o passo inicial para que seja autorizada a aplicação de uma vacina no país, caso ela seja aprovada em todos testes clínicos, que ainda estão em andamento.

O primeiro pedido foi protocolado pelo laboratório sueco AstraZeneca. A farmacêutica está desenvolvendo uma vacina em parceria com a Universidade de Oxford, no Reino Unido, que deve ser produzida no Brasil pela Fiocruz.

O governo assinou o memorando de entendimento com o laboratório prevendo a compra de 30 milhões de doses em dezembro e a possibilidade de aquisição de mais 70 milhões de doses, caso a vacina seja comprovadamente eficaz. O acordo prevê ainda que a Fiocruz comece a produzir doses da vacina no primeiro semestre do ano que vem.

Fonte: Itatiaia

LEIA TAMBÉM