Anderson falha, Marlon é expulso, e Cruzeiro é derrotado pelo São Paulo no Brasileiro

O Cruzeiro foi valente no primeiro tempo, mas acabou derrotado por 2 a 0 pelo São Paulo, neste domingo (2), pelo Campeonato Brasileiro. A partida foi disputada no Morumbis, com mando do Tricolor, pela sétima rodada da competição nacional.

Os gols da vitória do São Paulo foram marcados por Lucas Moura e Calleri, ambos na abertura de cada tempo do jogo. Nos dois gols, o goleiro Anderson, do Cruzeiro, chegou a encostar na bola, mas sem desviá-la das redes.

Apesar do placar negativo, o Cruzeiro chegou a ter o domínio do jogo, sobretudo no primeiro tempo, mas se complicou nos últimos minutos da etapa inicial. Nesta altura do jogo, Marlon foi expulso após entrar com força excessiva sobre Jonathan Calleri.

Com o resultado, o Cruzeiro cai para o 9º lugar da tabela, com 10 pontos. Vale lembrar que a Raposa tem um jogo a menos em relação à maioria dos adversários, já que a partida contra o Inter, pela 5ª rodada, foi adiada em função das fortes chuvas no Rio Grande do Sul.

O Cruzeiro, agora, terá 11 dias de trabalhos na Toca da Raposa até voltar a jogar oficialmente. O próximo compromisso da Raposa está marcado para o dia 13 de junho, diante do Cuiabá, no Mineirão. Neste mesmo dia, o São Paulo enfrenta o Internacional como visitante.

Golaço logo de cara

O São Paulo abriu o placar no Morumbis com um verdadeiro golaço, que saiu dos pés de Lucas Moura, principal referência técnica do Tricolor. Escalado pelo meio, como na maioria das vezes sob comando de Luís Zubeldía, ele deixou Lucas Silva para trás e arriscou de fora da área, com desvio, para marcar o primeiro gol da partida.

Foi o terceiro jogo seguido com gol de Lucas pelo São Paulo. O jogador, que há pouco retornou de lesão muscular, tem cinco gols anotados na atual temporada.

A primeira chance clara

Passada a pressão inicial do São Paulo, que resultou no gol de Lucas Moura, o Cruzeiro buscou recolher os cacos para se reinserir na partida. A equipe de Fernando Seabra passou a ter mais da posse de bola e ocupar o campo de ataque do Tricolor.

Neste cenário, a Raposa criou sua primeira oportunidade clara de gol aos 20 minutos da primeira etapa. Pela esquerda, Marlon fez grande jogada individual e encontrou Gabriel Verón. O atacante deixou Arboleda para trás e bateu com categoria, tirando tinta da trave de Rafael.

Rafael trabalha

Ex-goleiro do Cruzeiro, Rafael operou uma espécie de “lei do ex” ao operar grande defesa em belo chute do meia Matheus Pereira. No lance, o camisa 10 do Cruzeiro bateu de bate pronto, sem deixar a bola pingar, e viu o goleiro Tricolor evitar o gol espalmando a bola para a linha lateral.

Cria da base do Cruzeiro, Rafael atuou pelo elenco profissional do clube entre 2010 e 2020. Na maior parte do tempo, ele foi reserva imediato do titular e ídolo Fábio, atualmente no Fluminense.

Explode a trave!

O Cruzeiro, mesmo atrás no placar, fez um primeiro tempo digno de ao menos conseguir empatar o jogo no Morumbi. A equipe já havia criado ao menos duas chances claras antes de acertar a trave do São Paulo na reta final da primeira etapa.

No lance, Marlon recebeu de Gabriel Verón e fez bela ultrapassagem em velocidade pelo lado esquerdo. O lateral cruzou rasteiro, buscando Rafa Silva, mas teve o passe interceptado por Alan Franco, que acabou acertando a própria trave.

Um a menos

O Cruzeiro foi para o intervalo com um jogador a menos no Morumbi. Pelo lado esquerdo, Marlon dividiu com Calleri e acabou entrando na jogada com o pé alto, acertando o tornozelo do argentino. O árbitro Lucas Paulo Torezin revisou a jogada no VAR e aplicou cartão vermelho.

A notícia surgiu talvez no pior momento para o Cruzeiro no jogo. A Raposa, afinal, já empilhava chances de gols e mostrava ser questão de tempo o empate em São Paulo.

Recalculando rota

O Cruzeiro voltou para o segundo tempo tentando remontar o seu sistema defensivo perante a expulsão de Marlon. Para isso, o técnico Fernando Seabra optou por sacar o atacante Rafa Silva e promover a entrada do lateral-esquerdo Kaiki Bruno.

Com isso, a equipe passou a ter Matheus Pereira como um segundo atacante, mais encostado em Gabriel Verón, centralizado como centroavante.

Falhou?

Após o intervalo, o Cruzeiro entrou em campo visando dar sequência à boa atuação coletiva da equipe na primeira parte do jogo. Logo aos dois minutos, porém, Calleri frustrou os planos do técnico Fernando Seabra.

O argentino se posicionou no primeiro pau para receber cruzamento de Welington, pelo lado esquerdo. O camisa 9 se antecipou à marcação e testou firme para o gol, em tentativa que parecia defensável para Anderson. O goleiro cruzeirense até tocou na bola, mas não conseguiu evitar o segundo tento do Tricolor na partida.

São Paulo 2×0 Cruzeiro

São Paulo

Rafael; Moreira (Ferraresi), Robert Arboleda (Diego Costa), Alan Franco e Wellington; Damián Bobadilla (Luiz Gustavo), Alisson, Lucas Moura (Michel Araújo) e Rodrigo Nestor; Juan e Calleri (André Silva). Técnico: Luis Zubeldía

Cruzeiro

Anderson; William, Zé Ivaldo, João Marcelo e Marlon; Lucas Romero (Robert), Lucas Silva (João Pedro), Gabriel Verón (Ramiro), Matheus Pereira e Álvaro Barreal (Vitinho); Rafa Silva (Kaiki Bruno). Técnico: Fernando Seabra

Motivo: 7ª rodada da Série A do Campeonato Brasileiro
Data e horário: domingo, 2 de junho de 2024, às 18h30 (de Brasília)
Local: MorumBis, em São Paulo-SP
Árbitro: Lucas Paulo Torezin (PR)
Assistentes: Fabrício Vilarinho da Silva (Fifa-GO) e Victor Hugo Imazu dos Santos (PR)
Árbitro de vídeo: Wagner Reway (VAR-Fifa-ES)
Gols:
Lucas (4 min 1ºT) e Calleri (2 min 2ºT), para o São Paulo

Cartões amarelos:
Barreal e Kaiki, do Cruzeiro
Alisson, do São Paulo
Cartões vermelhos:
Marlon, do Cruzeiro

Fonte: Itatiaia

 

LEIA TAMBÉM