O América perdeu para o Goiás por 2 a 1 nesta terça-feira (2), em partida da 13ª rodada da Série B do Campeonato Brasileiro. No estádio da Serrinha, em Goiânia, todos os gols foram marcados no segundo tempo, com Welliton Matheus e Marcão para o Esmeraldino, e Juninho para o time mineiro.
O resultado impede que o Coelho retome a liderança da competição, e dessa forma, a equipe termina a rodada em 3º, com 22 pontos – um a menos que o líder Avaí e empatado com o vice-líder Santos. O Goiás, por sua vez, chegou a 21 pontos e assumiu a 5ª posição.
Próximos compromissos das equipes
Sem muito tempo a perder, ambas as equipes voltam a campo já neste sábado (6), pela 14ª rodada da Série B. O América recebe o Operário no Independência, em BH, enquanto o Goiás será mandante contra a Chapecoense.
Mais um desfalque no América
Antes da partida, a lista de desfalques no América era composta por nove jogadores, incluindo lesões e suspensões. Com menos de 15 minutos na Serrinha, o número subiu para dez.
Fazendo o segundo jogo como titular em 2024, o zagueiro Pedro Barcelos sofreu torção no tornozelo esquerdo e não teve condições de seguir em campo. Ele deu lugar a Flávio.
Goiás pressiona e passa perto do gol
O Esmeraldino fez valer o mando de campo e o apoio da torcida, com muita pressão em campo desde o começo do jogo. A equipe dominou as ações no meio-campo e conseguiu três finalizações no gol de Dalberson, passando perto do primeiro gol.
Além dos erros de pontaria, o grande número de jogadores do América na defesa foi decisivo para evitar o gol do Goiás. Quanto mais próximo da área americana, maior era o “bloco” de marcação.
América vai para o intervalo sem chute certo
Acuado e com poucas oportunidades de jogar, o América teve muitas dificuldades para ocupar o campo de ataque e não acertou nenhum chute na meta de Tadeu. As principais chegadas do Coelho eram pelos lados, com Fabinho e Adyson, mas o perigo foi muito pouco para o goleiro do Esmeraldino.
Esmeraldino abre o placar com falha de Dalberson
As falhas de organização do América no primeiro tempo seguiram também na etapa final, o que ajudou o Goiás a abrir o placar logo aos 3 minutos. Dieguinho achou passe no meio da defesa americana para Régis, que lançou Welliton Matheus pela direita.
Dentro da área, o atacante finalizou e contou com falha de Dalberson para inaugurar o marcador na Serrinha.
Bola parada pune o América novamente
Fato recorrente ao longo da Série B 2024, a bola parada voltou a ser um problema para o América. Após marcar o primeiro gol, o Goiás se manteve no campo de ataque e seguiu controlando o jogo com certa facilidade.
Nesse cenário, o segundo gol do Esmeraldino não demorou muito. Aos 20 minutos, Galhardo cobrou escanteio com precisão e Marcão subiu sozinho para cabecear. A bola ainda quicou no gramado antes de balançar a rede de Dalberson.
América desconta no ‘apagar das luzes’
Quando parecia que o resultado não seria mais alterado, o América descontou e deu ânimo aos minutos finais da partida. Aos 41 minutos da etapa final, Renato Marques escorou lançamento para Juninho, já dentro da área. O capitão americano chutou com força e diminuiu o marcador.
De fato, os minutos finais foram mais agitados na Serrinha. Entretanto, o Goiás soube administrar a vantagem e conquistou os três pontos diante do torcedor.
Goiás 2×1 América
Goiás
Tadeu; Dieguinho (Douglas Borel), Lucas Ribeiro, David Braz e Edson Felipe; Luiz Henrique, Wellington (Juninho) e Marcão; Régis (Paulo Baya), Thiago Galhardo (Pedrinho) e Welliton Matheus (Thallyson). Técnico: Márcio Zanardi.
América
Dalberson; Julio, Éder, Pedro Barcelos (Flávio) e Nicolas; Wallisson (Felipe Amaral), Alê (Gustavinho) e Juninho; Adyson, Fabinho (Vitor Jacaré) e Brenner (Renato Marques). Técnico: Cauan de Almeida.
Gols
Wellington Matheus (3min 2T); Marcão (20min 2T) do Goiás
Juninho (41min 2T) do América
Cartões Amarelos
Pedrinho, Paulo Baya (Goiás)
Motivo: 13ª rodada da Série B do Campeonato Brasileiro
Data e horário: terça-feira, 2 de julho de 2024, às 18h30 (de Brasília)
Local: estádio da Serrinha, e Goiânia
Arbitragem: Rafael Rodrigo Klein (Fifa-RS)
Auxiliares: Tiago Augusto Kappes Diel (RS) e Leirson Peng Martins (RS)
VAR: Márcio Henrique de Gois (SP)
Fonte: Itatiaia