O sonho do acesso segue vivo para o América! O ânimo se deve à vitória por 2 a 0 conquistada sobre a Ponte Preta nesta terça-feira (24/9), no Moisés Lucarelli, em Campinas, pela 28ª rodada da Série B do Campeonato Brasileiro. Os comandados pelo técnico Lista não venciam fora dos domínios desde o fim de maio, quando bateram o Guarani por 2 a 1, ainda pela sexta rodada.
Sob o ponto de vista da comissão técnica do Coelho, a vitória sobre a Ponte Preta é o primeiro passo dado na briga pela classificação à Primeira Divisão. O clube acredita no acesso mesmo diante de números não tão animadores divulgados pelo Departamento de Matemática da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Segundo o instituto, o América entrou na rodada com 14,7% de chance de jogar a Série A em 2025.
Evidentemente, o desempenho em campo do Coelho e dos concorrentes pode mudar as previsões. E foi justamente esse pensamento que motivou o time fora de casa.
A Ponte Preta até tentou comandar a partida nos minutos iniciais, mas a superioridade não durou. Com o passar do tempo, o América assumiu o controle e soube jogar nas dificuldades dos rivais. O primeiro gol, marcado por Adyson, deu-se quando o time alterou a estratégia e optou por marcar pressão.
O segundo tempo ganhou dinamismo. Os mandantes foram para cima e tiveram chance de ouro para empatar, mas Elias defendeu pênalti cobrado por Elvis. Ali, o cenário virou de cabeça para baixo para a Ponte Preta. Logo na sequência, o América ampliou em contra ataque bem construído, e a Macaca ainda teve jogador expulso por falta pesada em Juninho.
América e Ponte Preta na Série B
Agora, o Coelho ocupa a sexta colocação na tabela de classificação, com 44 pontos – 11 vitórias, 11 empates e seis derrotas. A Ponte Preta aparece em 13º, com 32 tentos – oito triunfos, oito empates e 12 tropeços.
Próximos jogos de América e Ponte Preta
O América volta a entrar em campo neste domingo (29/9), às 16h, contra o CRB, no Rei Pelé, em Maceió, pela 29ª rodada da Segunda Divisão.
O próximo compromisso da Ponte Preta é na segunda-feira (30/9), a partir das 21h, diante do Novorizontino, no Jorjão, em Novo Horizonte, pela mesma rodada.
Fonte: Noataque