Amapar quer adotar projeto modelo de abate de animais para atender açougues da região

Nesta quarta-feira, 08 de julho, o Presidente do CISPAR, Adílio Alex dos Reis, juntamente com o Secretário de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Meio Ambiente de Guimarânia, se reuniram com técnicos da Amapar e do Cispar, para discutir o início da contratação de serviços para criação e regulamentação de um projeto modelo de abatedouro municipal.

Este projeto visa criar um modelo único para regularização dos serviços de abate de animais, possibilitando suprir a demanda dos açougues das diversas cidades consorciadas. A partir deste modelo, é possível os municípios aderirem ao programa e desenvolver através de uma parceria público privada, a construção e regularização da atividade.

Em adendo a este programa, viabiliza adequação e fortalecimento do SIM (Sistema de Inspeção Municipal) e ainda possibilita os municípios a aderirem ao selo regional, os quais, os produtos fabricados nos municípios sejam comercializados nos demais municípios consorciados. Recentemente, o Cispar foi selecionado por um programa piloto do Ministério da Agricultura e a proposta técnica deste projeto é que, até dezembro, todos os consórcios participantes tenham adesão ao SISBI, que é selo que padroniza e permite a comercilização de produtos de origem animal em nível nacional.

Ao final da reunião, o Presidente do CISPAR Adílio Alex dos Reis, expediu ordens de serviços para o início do processo de contratação de uma empresa especializada no desenvolvimento do projeto, consultoria, memoriais descritivos, orçamentos e regularização ambiental para dar seguimento e conclusão neste projeto tão almejado, visando o consumo de produtos de qualidade, com higiene e segurança alimentar da população.

Ainda estiveram presentes na reunião: Alvina Cristina Dornelas, Consultora Técnica Especialista em carne, leite e derivados; Polyana Silvério Fonseca, servidora responsável pelo meio ambiente do Consórcio CISPAR; Agno Rosa, Secretário Executivo da Amapar; Rodrigo Paiva, pregoeiro do Consórcio.

LEIA TAMBÉM