Um grupo composto por cinco estudantes do 6º período de Engenharia Ambiental do Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM) desenvolveram uma pesquisa e análise da água de uma nascente no Distrito de Ponte Firme, no município de Presidente Olegário.
De acordo com a estudante Marianna Caroline, que é natural de Ponte Firme, a água é usada pela população da comunidade para o consumo, preocupada com isso, a jovem que curso Engenharia Ambiental resolveu convidar alguns colegas para que juntos realizassem uma pesquisa e análise sobre a nascente. “Meus familiares residem na comunidade, com isso resolvi com a ajuda de colegas fazer uma análise da água que consumimos, foi satisfatório saber que nossa água é potável e de qualidade” explicou a estudante.
A estudante explicou ainda que para atestar a qualidade da água é necessário a realização de um monitoramento dos ecossistemas aquáticos, a partir dos resultados é possível indicar os principais impactos responsáveis pela degradação dos recursos hídricos. A análise foi realizada em uma nascente que ficam dentro do Distrito, a água é bombeada por uma roda d’água para um reservatório que é de livre acesso a comunidade.
Foram verificadas as condições microbiológicas, segundo a portaria 2914/2011 do ministério da saúde. Os resultados obtidos foram, ausência para E. coli, coliformes totais e coliformes termotolerantes. Com isso foi possível concluir que a água está dentro dos padrões de potabilidade quanto à microbiologia. Foi verificado também que não havia a outorga do uso da água, portanto foi feito pelos alunos o Cadastro de uso insignificante conforme legislação vigente.
Participaram da pesquisa e análise os alunos do Curso de Engenharia Ambiental e Sanitária do 6º período do Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM): Leandro Claudino Braga, Marianna Coroline Araújo Castro, Myllene Gonçalves Caixeta, Sthérferson Bruno da Silva e Victor de Souza Moura.







