Alto Paranaíba e Triângulo têm 50 casos suspeitos de coronavírus em investigação, diz SES-MG

As regiões do Alto Paranaíba e Triângulo Mineiro somam 50 casos suspeitos de coronavírus em investigação, um caso confirmado e seis descartados. As informações são do boletim epidemiológico da Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG) divulgado nesta segunda-feira (16). Até neste sábado, as áreas tinham 39 suspeitas sendo analisadas.

Uma nova cidade do Triângulo Mineiro figura na lista, nesta segunda-feira. A SES-MG registrou um caso suspeito da doença em Frutal.

Veja abaixo a situação das cidades com notificações de suspeitas.

Cidades das regiões com casos suspeitos de coronavírus

Cidade Casos em investigação Casos confirmados Casos descartados Total de notificações
Uberlândia 28 0 5 33
Uberaba 7 0 1 8
Araguari 6 0 0 6
Patos de Minas 2 0 0 2
Patrocínio 0 1 0 1
Frutal 1 0 0 1
Araxá 2 0 0 2
Carmo do Paranaíba 3 0 0 3
São Gotardo 1 0 0 1
Total nas regiões 50 1 6 57

Patos de Minas

Patos de Minas segue com dois casos suspeitos da doença. O Município informou que esses dois pacientes são moradores da cidade e retornaram recente de Milão, na Itália. O material biológico foi coletado na última semana e encaminhado para a Fundação Ezequiel Dias (Funed), em Belo Horizonte.

A Prefeitura ainda enfatizou que esses dois casos são novos. E o primeiro relatado, anteriormente, no boletim da SES-MG está descartado. Contudo, não há número descartado em Patos de Minas conforme o boletim estadual.

O primeiro caso suspeito na cidade, que segundo o Município foi descartado, trata-se de uma mulher, de idade não divulgada, que esteve em Portugal no final de fevereiro e apresentou sintomas de gripe. A nossa reportagem, a secretária interina de Saúde, Geise Marques, explicou que nesse caso o material para exames foi colhido e foi registrado no sistema a possível suspeita.

“Como a paciente esteve em Portugal, que não é classificado pela OMS como país de transmissão, a Secretaria Municipal de Saúde foi orientada a descartar o material já que a paciente não se enquadrava nos quesitos para suspeita de coronavírus. Portanto, o material não chegou a ser enviado à Funed para análises. O número continua no sistema estadual apenas porque registramos no primeiro momento”, afirmou.

Patrocínio

Patrocínio é a única cidade das regiões com caso confirmado. A confirmação de um caso no local ocorreu neste sábado (14)). Até sexta-feira (13), a cidade não tinha sequer um casos suspeito em investigação. Conforme a SES-MG, é uma mulher, de 37 anos, residente no município, com histórico de viagem para a Itália.

A Prefeitura de Patrocínio afirmou que a paciente está com quadro clínico leve e sem indicação de internação hospitalar até o momento. Informou ainda que a paciente está em isolamento domiciliar, bem como os familiares, sendo que nenhum deles apresenta sintomas do coronavírus.

Carmo do Paranaíba

Neste sábado (14), Carmo do Paranaíba figurou a lista da SES-MG pela primeira vez. A cidade tem três casos em investigação, nenhum confirmado e nenhum descartado.

Nossa reportagem entrou em contato com a Prefeitura de Carmo do Paranaíba para saber mais informações sobre as suspeitas em investigação. Conforme a secretária de Saúde da cidade, Cristine Alves Rodrigues, os três pacientes sob investigação colheram materiais para exames, estão em isolamento domiciliar e receberam todas as orientações para evitar possíveis transmissões.

“A Secretaria de Saúde está tomando todas as providências para que não haja disseminação do Covid-19 no município. Segunda-feira (16) já está agendada uma reunião com a Superintendência Regional de Saúde para mais orientações sobre um plano de ação específico para combate ao coronavírus”, afirmou.

São Gotardo

São Gotardo continua com um caso suspeito, conforme boletim divulgado pela SES-MG. O PO Notícias também entrou em contato com a Prefeitura de São Gotardo, mas não obteve retorno até a publicação desta matéria.

Minas Gerais

No Estado, há 420 casos suspeitos em investigação, seis confirmados e 85 casos já foram descartados.

Fonte:G1

LEIA TAMBÉM