Durante operação PAF – Fauna 2025, em atendimento a denúncia anônima, uma equipe da Polícia Militar de Meio Ambiente se deslocou na manhã desta terça-feira (8/9) até a cidade de Lagoa Formosa, para fiscalização em relação a aves silvestres em cativeiro e posse de arma de fogo.
Em conversa com o denunciado, ele disse que não possuía aves silvestres, somente dois belgas que estariam na residência. O homem de 71 anos, mostrou uma gaiola com as duas aves. Entretanto, ao adentrar no fundo do quintal em que os pássaros estavam, foi descoberta uma segunda gaiola atrás de um cômodo externo à residência. Dentro dela havia um sabiá laranjeira em desconformidade com a legislação.
Sobre arma de fogo, o idoso afirmou que possuía apenas uma espingarda “polveira” velha em sua fazenda na região de Baú. Solicitado, o autor acompanhou a polícia até o local, onde havia uma arma de fogo calibre 36. Em uma capanga, próxima da arma, foram localizados frascos contendo chumbos, esferas/balotes utilizadas na recarga de cartuchos, espoletas e um frasco contendo pólvora.
Diante dos fatos, o homem foi detido e conduzido juntamente com o material para a Delegacia de Polícia Civil.
Matéria: Vanderlei Gontijo