O Cruzeiro venceu o Vila Nova-GO nesta quinta-feira (1º), por 2 a 0, e encaminhou vaga às oitavas de final da Copa do Brasil. O destaque ficou para o atacante Kaio Jorge, que marcou dois golaços no Mineirão, em Belo Horizonte, e garantiu a vitória celeste. Esse foi o confronto de ida da terceira fase da competição nacional.
Com a vitória, o Cruzeiro poderá perder na volta por até um gol de diferença que se classificará às oitavas de final. Em caso de empate na soma dos placares, a classificação será decidida nos pênaltis. As equipes voltam a se enfrentar apenas no dia 22 de maio, às 19h (de Brasília), no Serra Dourada, em Goiânia.
Destaques
Para além das ‘pinturas’ de Kaio Jorge, quem se destacou foi o atacante Gabigol, que atuou como um meia de criação e deu bela assistência para o segundo gol celeste.
O lateral-direito William jogou pelo lado esquerdo em grande parte do segundo tempo com a entrada de Fagner pela direita.
Próximos confrontos
Antes de enfrentar o Vila Nova na partida de volta da terceira fase, o Cruzeiro entrará em campo cinco vezes. A próxima delas será já neste domingo (4), às 18h30 (de Brasília), quando terá pela frente o Flamengo pela 7ª rodada da Série A do Campeonato Brasileiro. O duelo será disputado no Mineirão, em Belo Horizonte.
Já o Vila Nova terá um novo adversário mineiro, o Athletic, pela 6ª rodada da Série B do Campeonato Brasileiro. As equipes se enfrentaram na próxima terça-feira (6), às 21h30 (de Brasília), no Independência, em Belo Horizonte.
O jogo
Escalação
O técnico Leonardo Jardim promoveu mudanças no time para a estreia na Copa do Brasil. O principal deles foi o retorno de William, recuperado de lesão muscular na coxa. Ainda na defesa, Fabrício Bruno retornou ao time. Outros que ganharam vaga foram o meia Eduardo e os atacantes Marquinhos e Gabigol.
Primeiro tempo
Mandante, o Cruzeiro coordenou as ações com a bola na primeira etapa. O volume de jogo resultou em chance de gol aos 22 minutos, quando William chegou à linha de fundo e cruzou para Gabigol. O atacante finalizou rasteiro, de bate-pronto, e acertou a trave direita do goleiro Halls.
A pressão continuou, e o time celeste veio a abrir o placar pouco depois, aos 33 minutos. William recuperou a posse e tocou para Lucas Romero, que acionou Kaio Jorge no meio de campo. Com uma finta de corpo, o atacante driblou o primeiro, carregou a bola em grande arrancada, passou pelo segundo marcador e marcou um golaço: 1 a 0.
Não bastasse a primeira ‘pintura’, o artilheiro marcou um segundo gol de placa no Mineirão. Aos 36 minutos, Kaio Jorge desarmou o adversário e encontrou Gabigol na entrada da área. Como uma meia de criação, o camisa 9 devolveu a bola para o artilheiro do jogo. Antes de finalizar, Kaio ainda deixou o zagueiro no chão e estufou as redes: 2 a 0.
Segundo tempo
Com o placar ao seu favor, o Cruzeiro controlou as ações na segunda etapa e pouco criou chances. O Vila Nova, por outro lado, exigiu do goleiro Cássio em finalizações de Vinícius Paiva e Diego Torres, mas nada que assustasse a defesa celeste ou atrapalhasse a festa no Mineirão.
Cruzeiro 2 x 0 Vila Nova-GO
Cruzeiro
Cássio; William, Fabrício Bruno, Lucas Villalba, Kaiki; Lucas Romero (Matheus Pereira), Eduardo, Christian; Marquinhos, Kaio Jorge e Gabigol (Dinenno). Técnico: Leonardo Jardim.
Vila Nova-GO
Halls; Elias (Igor), Tiago Pagnussat, Bernardo Schappo, William Formiga, João Vieira, Arilson (Paulinho), Igor Henrique, Facundo Labandeira (Gabriel Silva), Júnior Todinho (Vinicius Paiva) e Gabriel Poveda. Técnico: Rafael Lacerda.
Gols
Kaio Jorge (33 min e 36min do 1T ), para o Cruzeiro.
Cartões amarelos:
Lucas Romero (6min do 1T), para o Cruzeiro; Igor Henrique (7min do 1T) e Gabriel Poveda (25min do 1T), para o Vila Nova.
Motivo: ida da terceira fase da Copa do Brasil
Data e horário: 1º de maio de 2025, às 21h30 (de Brasília)
Local: Mineirão, em Belo Horizonte-MG
Público: 27.772
Renda: R$ 1.205.7232,50
Árbitro: Raphael Claus (SP)
Assistentes: Daniel Luis Marques (SP) e Luiz Alberto Andrini Nogueira (SP)
VAR: Marcio Henrique de Gois (SP)
Fonte: Itatiaia