Conmebol declara Fortaleza vencedor contra Colo-Colo na Libertadores; veja punições

A Confederação Sul-Americana de Futebol (Conmebol) oficializou nesta quarta-feira (30) a vitória do Fortaleza por 3 a 0 sobre o Colo-Colo-CHI, em partida válida pela 2ª rodada da fase de grupos da Copa Libertadores.

O confronto havia sido interrompido aos 24 minutos do segundo tempo após a invasão de torcedores chilenos ao gramado do estádio Monumental de Santiago. De acordo com a entidade, o Colo-Colo infringiu diversos artigos do Código Disciplinar da Conmebol.

Além da derrota, o clube foi punido com multas e restrições de público para os próximos compromissos do clube. O Colo-Colo-CHI terá de atuar com portões fechados em casa e sem a presença de sua torcida quando jogar como visitante.

A confusão ocorreu após protestos de parte da torcida local contra a morte de dois torcedores do Colo-Colo, atropelados em confronto com a polícia nos arredores do estádio, que causou forte comoção e revolta nos torcedores.

Em comunicado oficial, o Fortaleza agradeceu o apoio da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), que exigiu o cumprimento das regras, e voltou a repudiar qualquer tipo de violência no esporte.

“Agradecemos à CBF pelo apoio institucional durante o processo. O respaldo da entidade foi fundamental para garantir o cumprimento das normas e a integridade da competição.
Reforçamos nosso total repúdio a qualquer forma de violência no futebol. O esporte deve ser palco de paixão, respeito e união entre os povos — nunca de agressões e intolerância.”

Com a decisão da Conmebol, o Fortaleza sobe para quatro pontos no Grupo E, mesma pontuação do Racing-ARG, mas segue atrás nos critérios de desempate. O líder da chave é o Atlético Bucaramanga-COL, com cinco pontos. Já o Colo-Colo-CHI, com apenas dois pontos, é o lanterna.

 

LEIA TAMBÉM